Agências estrangeiras fazem pressão para obter reformas

Se o país não seguir a cartilha, vão rebaixar as notas de risco.

Caso a agenda de reformas do Governo Bolsonaro ocorra, “o evento já estará no preço das agências de classificação de rating. Caso contrário, o evento será devidamente precificado pelas agências na classificação soberana de risco da economia brasileira como evento negativo”, analisa a Mapfre Investimentos.

Tradução: as agências de rating pressionam o Brasil para cortar aposentadorias e fazer outras maldades. Se o país não seguir a cartilha, vão rebaixar as notas de risco. É um recado claro. As especulações sobre a boa vontade dos investidores internacionais servem apenas para o jogo midiático. Na vida real, o Brasil enfrenta um sério problema fiscal causado por anos de recessão ou baixo crescimento, agravado por um remédio de austeridade que só piorou a doença. Tudo isso se refletiu em uma crise social e de desemprego. A continuidade desta política não atrai investimentos reais; atrai especuladores em busca de lucro rápido e elevado.

 

Rei morto

Amigo desta coluna escreve manifestando estranheza por não ter tido a repercussão merecida a morte de um dos homens mais influentes do Brasil desde o segundo Governo Vargas até o segundo Governo FHC. Jorge Serpa, que morreu domingo aos 96 anos, influenciou diretamente dois dos maiores jornais da época: Correio da Manhã, com uma íntima convivência com Paulo Bittencourt, e O Globo, tenho sido um dos mais próximos assessores do jornalista Roberto Marinho, principalmente durante o período do regime militar.

No velório e sepultamento, nenhum político, nenhum membro da família Marinho, nenhum representante das Organizações Globo. Serpa deixou viúva dona Vicentina, neta do ex-presidente Eurico Gaspar Dutra.

 

Seppuku

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou decreto instituindo o Dia do Samurai, que será comemorado em 24 de abril. Espera-se agora a criação do Dia do Haraquiri, dedicado aos políticos desonestos.

 

Tradição e tecnologia

Estrela da tecnologia e da inovação nacionais, a Embrapa exporta conhecimento. No final de 2018, cinco profissionais da estatal passaram três semanas no Estado de Mbale, em Uganda. O grupo colocou em prática um guia de capacitação e treinamento participativo que apresenta um conjunto de ferramentas que permite a integração do conhecimento dos agricultores familiares e técnicos de extensão rural sobre a qualidade do solo e seu manejo ao conhecimento técnico gerado pela Ciência do Solo e à pesquisa agropecuária.

Essa é a grande motivação dessa inovação tecnológica: entender como o conhecimento tradicional dos agricultores se reflete em indicadores técnicos e vice-versa”, explica a pesquisadora da Embrapa Solos Ana Turetta.

Em Uganda, a metodologia propiciou aos agricultores familiares maior intimidade com os indicadores de qualidade do solo. A ideia de restaurar a fertilidade da terra a fim de aumentar produção de grãos também foi um fator importante para atrair os participantes.

O conhecimento e a experiência local da produção familiar têm recebido crescente atenção nos últimos anos como fonte de opções úteis para o manejo sustentável dos recursos naturais.

 

Black blocs

Protestos violentos em qualquer parte do mundo são criticados pela imprensa; menos os que acontecem na Venezuela.

 

Indesejadas

Na foto do presidente Jair Bolsonaro almoçando em Davos aparecem tomates, pimentões e couves-flor. Laranjas, não!

 

Contrassenso

Paulo Guedes fala em privatizar todas as 138 estatais federais. Ao mesmo tempo, tramita no Congresso o PLP 459/2017, de autoria do senador José Serra, que, se aprovado, levaria à criação de até 5.597 estatais de estados, municípios e Distrito Federal.

 

Rápidas

A tradicional doceria carioca Lecadô, com 19 lojas no Rio de Janeiro, ingressa no sistema de franquias em parceria com a GSPP, que desenhou o modelo de negócio. A primeira unidade franqueada deverá ser inaugurada em março em um shopping da Barra da Tijuca (RJ) *** A neuropsicóloga Maria Lucia Moyses Ruiz lança mais três livros da coleção DeZequílibrios: A Mulher do Vestido Azul, Não Me Toque e Um Copo de Veneno (Scortecci Editora) *** No sábado, a Feira de Artesanato do West Shopping, realizada em parceria com um grupo de artesãos de Campo Grande, promove oficina gratuita de pintura em tecido, às 15h *** A Supergasbras, empresa do Grupo SHV Energy, anunciou o brasileiro Julio Cardoso como novo presidente.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Reforma da Previdência desestimulou contribuição

Por Isabela Brisola.

Guedes fica mesmo avaliado com nota baixa

Apesar de abrir a possibilidade de aumentar a crise econômica e do desrespeito ao teto de gastos ou outras regras fiscais para bancar medidas...

Ex-ministro de Temer substituirá Funchal

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada nesta sexta-feira...

Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta última sexta-feira consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao mês...

Vendas do Tesouro Direto superam resgates em R$ 1,238 bi em setembro

As vendas de títulos do Tesouro Direto superaram os resgates em R$ 1,238 bilhão em setembro deste ano. De acordo com os dados do...