Agora, é tarde?

A lua de mel do PT com a classe média está cada vez mais azeda. Ontem, um carro circulava na Barra da Tijuca, no Rio, com um adesivo imitando o da última campanha eleitoral petista, com pequena, mas fundamental, diferença : “Agora é Heloisa Helena”. Ao volante, uma professora universitária, eleitora de Lula durante muitos carnavais.

Inventa outra
A alegação do governo de que a manutenção do congelamento da tabela do Imposto de Renda tem como objetivo evitar a queda da arrecadação dos estados, que recebem parte do total recolhido, é uma inversão da lógica. Como diria o PT pré-governo, o principal responsável pela situação pré-falimentar dos estados é o modelo econômico que mantém a economia travada pela derrama com o pagamento de juros, que, apenas este ano, deve consumir cerca de R$ 150 bilhões.
Além disso, considerar a devolução do que é devido ao contribuinte apenas pelo lado da despesa, sem contabilizar o retorno desse dinheiro à economia sob a forma de consumo e recolhimento de impostos, é de constranger até os freqüentadores dos convescotes de guarda-livros.

Esforço
A Prefeitura de Itatiaia será uma das poucas do Estado do Rio de Janeiro a pagar o 13° integral de todos seus servidores. As administrações municipais que dependem dos repasses da União estão em crise. Segundo o próprio Planalto, os repasses do Fundo de Participação dos Municípios este ano tiveram aumento nominal (sem descontar a inflação) de 3,5%; ou seja, uma queda real superior a 10%. Desde 1997 a prefeitura da cidade da região Sul-fluminense pagava os salários na última sexta-feira do mês. A partir de setembro último alterou a data para o último dia útil do mês, devido à redução da arrecadação.

Sujou
As empresas prestadoras de serviços de limpeza e conservação temem não ter como repassar o aumento da Cofins, cuja alíquota passou de 3% para 7,6%. Segundo Gilberto Parra, presidente do sindicato que reúne essas empresas em São Paulo, “o setor é responsável pela geração de 56% dos empregos formais do Brasil”.
Antônio Geraldo Perovano, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Espírito Santo, também acredita que as prestadoras do serviço estão fadadas a fechar suas portas e a demitir mais da metade de seus empregados. Segundo ele, a entidade representa aproximadamente 23 mil trabalhadores.
Para Ricardo Costa Garcia, presidente do sindicato similar no Rio de Janeiro, essa medida pode estimular ainda mais a sonegação de tributos. “Acredito que muitas empresas vão trabalhar na informalidade.”

Epidemia
O país assiste ao crescimento de uma verdadeira epidemia da doença renal crônica, alerta o presidente da Sociedade de Nefrologia do Rio de Janeiro (Sonerj), Maurício Younes-Ibrahim. Estima-se que, para cada paciente em diálise, haja pelo menos dois outros a caminho da insuficiência renal crônica. Em cada 2 mil habitantes do Estado do Rio, um tem sua vida mantida através de diálise. O ideal é que a doença seja identificada em estágios precoces para que a sua progressão seja retardada e as complicações evitadas, defendem os especialistas.

Debate
A Comissão do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro pela Igualdade Racial promove hoje, às 18h, o debate “A Mídia e a legislação contra a discriminação racial  no Brasil: 15 anos da Lei Caó”. Estão confirmadas as presenças do constituinte de 1988, jornalista e advogado Carlos Alberto de Oliveira (Caó); do advogado Humberto Adami (que atuou na questão das  cotas na Uerj) e o sociólogo Paulo Bahia (IFCS/UFRJ). Antes, as 17h, será exibido vídeo relembrando debate ocorrido há alguns anos, no mesmo lugar, sobre a participação dos negros no sindicalismo. O sindicato fica na Rua Evaristo da Veiga 16/17º andar, no Centro.

Defasado
Pesquisa sobre o acesso e o uso da Internet no México feita por uma divisão da fabricante de chips norte-americana AMD constatou que o acesso à rede naquele país está muito defasado em relação a outros emergentes, devido ao grande nível de pobreza e a uma infra-estrutura de telecomunicações subdesenvolvida. O México, é bom não esquecer, está atrelado aos Estados Unidos pelo acordo de livre comércio da América Norte (Nafta).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPatrão
Próximo artigoPrivilégio$

Artigos Relacionados

Estaleiros darão a volta por cima

Indústria naval brasileira sofre com política do Governo Bolsonaro.

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,