Estudo da ClearSale apontou que as compras virtuais no mês de agosto registraram 184,7 mil tentativas de fraude. Em valores, o prejuízo poderia ter sido de R$ 205,4 milhões, redução de 8,4% em comparação com o mesmo período em 2023. Já o valor do tíquete médio dos pedidos fraudulentos foi de R$ 1.111, aumento de 20,1% na comparação com o ano passado. O estudo analisou pelo menos 15,5 milhões de compras, no intervalo entre 1º e 31 do mês passado.
No ranking das categorias com mais tentativas de fraude no mês, games aparecem em primeiro lugar (8,2%), com tíquete médio de R$ 1.015, seguidos por eletrônicos (4,8%), com R$ 7.945, celulares (4,3%), com R$ 2.730, informática (3,0%), com R$ 2.676, e relógios (2,9%), com R$ 1.313. Vale ressaltar que, pelo segundo ano consecutivo, games lideram como a categoria mais visada por fraudadores em agosto.
Para o levantamento, a companhia considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
As pequenas e médias empresas do varejo virtual faturaram R$ 104 milhões com vendas durante a semana em que é comemorado o Dia do Cliente (15 de setembro). Segundo levantamento realizado pela Nuvemshop, o resultado representa um crescimento de 43% em relação ao faturamento alcançado em 2023 (R$ 72,5 milhões).
O total de produtos vendidos no período de 9 a 15 de setembro deste ano chegou a 1,6 milhão, 23% a mais do que o registrado no ano passado. Dentre eles, os itens mais vendidos foram creatina, granola, perfumes e calça jeans feminina. O tíquete médio por compra foi de R$ 247,90 no período. Já sobre meios de pagamento, o cartão de crédito liderou as vendas com 48% dos pedidos pagos, seguido pelo Pix (45%).
Na semana do cliente, São Paulo liderou as vendas virtuais, movimentando R$ 51 milhões. O estado é seguido por Minas Gerais (R$ 9,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 7,5 milhões), Santa Catarina (R$ 6,5 milhões) e Ceará (R$ 5,6 milhões). Os segmentos que apresentaram maior faturamento foram: moda (R$ 35 milhões), saúde & beleza (R$ 9,3 milhões) e acessórios (R$ 6,5 milhões).
Para a análise, foram consideradas as vendas realizadas nas semanas do cliente: de 9 a 15 de setembro de 2024 e de 10 a 16 de setembro de 2023, com a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.
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