Agrishow 2016 espera movimentar quase R$ 2 bilhões

Empresas / 19:56 - 22 de abr de 2016

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Agrishow 2016, maior e mais importante feira de tecnologia agrícola da América Latina, que tem início nesta segunda-feira, em Ribeirão Preto (SP), espera movimentar quase R$ 2 bilhões. Para a solenidade de abertura partir das 10h, na Praça Central, estão confirmadas as presenças do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ministro da Defesa, Aldo Rebelo, da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera; e do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. Está confirmada também a participação de vários senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos de outros municípios e vereadores, além de diversas lideranças setoriais com atividades relacionados ao agronegócio.

A Agrishow 2016 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag),Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB) e é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.

Uma das áreas de destaque da Agrishow 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação é a pecuária, que terá empresas que mostrarão lançamentos para aumentar a produtividade no setor. A feira, considerada a maior e mais completa de soluções para o agronegócio, será promovida de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Uma das inovações é um programa que prevê uma redução de até 30% nas incidências das principais enfermidades que atingem os rebanhos, como mastite, metrite, cetose, laminite, retenção de placenta e paratuberculose. Denominado Immunity, o programa foi desenvolvimento pela Semex e é formado por um grupo de touros geneticamente testados e selecionados com alta resposta imune e herdabilidade. São animais mais resistentes às doenças e suas características são transmitidas para suas filhas, que têm melhor resposta para vacinas comerciais, alta qualidade na produção de colostro, além de uma vida mais longa e saudável.

Na área de alimentação e suplementação mineral do rebanho, a Asperbras Rotomoldagem apresentará quatro novos produtos: o Cocho para Suplementação Mineral (Sal), o Cocho para Confinamento (Modelo J), o Cocho para Ração Semi-Confinamento (Modelo U) e o Bebedouro de Alta Vazão. Todos são feitos de polietileno de alta densidade, um plástico de alto desempenho, com resistência a impactos e as intempéries, e podem ser utilizados no confinamento e no pasto com garantia de grande durabilidade. São leves e podem ser movimentados facilmente, a qualquer momento, por duas pessoas apenas. Para aqueles que manejam animais de grande valia no pasto e precisam modificar a formatação da área utilizada, os novos Cochos tornam o trabalho mais rápido, eficaz e produtivo.

No segmento refrigeração será possível ao visitante da Agrishow 2016 tomar contato com uma série de novidades. A Acqua Gelata, por exemplo, mostrará seus refrigeradores de leite, que estão disponíveis entre 300 a 5.000 litros com isolamento térmico que pode manter a temperatura por até 12 horas mesmo sem energia elétrica. No estande, estão o lavador automático para refrigeradores de leite garantindo qualidade na higienização, economia de mão-de-obra, tempo e rentabilidade por litro de leite, as ordenhadeiras canalizadas e sistemas balde ao pé, produtos que adequam uma ordenha segura, suave e úberes mais sadios dentro dos padrões de seu plantel, e os bebedores industriais que possuem um revestimento térmico que assegura uma conservação de temperatura mais duradoura.

Já a Reafrio apresentará sua linha de equipamentos e produtos, composta por ordenhadeira informatizada, resfriador de leite meia-cana, resfriador de leite cilíndrico, resfriador de leite horizontal fechado, aquecedor solar, bebedouro, ventilador e ordenhadeira balde ao pé. Também leva sua linha de químicos para higienização de equipamentos e animais.

Outra empresa que exporá toda sua linha de produtos voltados à pecuária leiteira é a Lutec. A empresa conta com um amplo mix de produtos, como componentes para unidade final totalmente em inox, contenções de todos os modelos fabricadas com tubos galvanizados a fogo com certificado de qualidade, troncos de manejo, aquecedores de água e boilers para a limpeza da ordenha. O principal benefício deles está ligado à melhoria do condicionamento no manejo de bovinos.

Ainda na área ligada a manejo de animais, diversas empresas levarão suas principais inovações. A Beckhauser apresentará aos pecuaristas ferramentas tecnológicas que se traduzam em maior produtividade com respeito ao bem-estar animal. Entre elas estará o Tronco Parede Móvel Hidráulico, da linha automação, que é recomendado para propriedades com intenso volume de manejo, sobretudo de reprodução ou confinamentos que não façam castração. Será apresentado também um sistema hidráulico dimensionado para imprimir força na medida certa para uma contenção segura, sem machucar os animais. O sistema tem movimento silencioso e baixo impacto nas contenções e as trancas dos portões possuem amortecedores para reduzir ruído.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor