AIE: grande superávit de petróleo até 2030

140
Barril de petróleo
Barril de petróleo (ilustração Pixabay)

Paris – A desaceleração do crescimento da demanda e o aumento da oferta colocaram os mercados globais de petróleo no caminho para um grande superávit nesta década, de acordo com um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) na quarta-feira. Com base nas políticas atuais e nas tendências do mercado, a forte procura das economias em rápido crescimento na Ásia, bem como dos sectores da aviação e petroquímico, deverá aumentar a utilização do petróleo nos próximos anos, conclui o relatório.

O aumento será provavelmente compensado por factores como o aumento das vendas de automóveis eléctricos, melhorias na eficiência do combustível em veículos convencionais, a diminuição da utilização de petróleo para a produção de eletricidade no Médio Oriente e mudanças econômicas estruturais, de acordo com a última edição do relatório anual de médio porte da AIE, relatório de mercado a prazo.

Como resultado, o relatório prevê que a procura global de petróleo, incluindo biocombustíveis, atingiu em média pouco mais de 102 milhões de barris por dia em 2023, e estabilizará perto de 106 milhões de barris por dia no final desta década.

Segundo a Agência Xinhua, paralelamente, espera-se que um aumento na capacidade mundial de produção de petróleo ultrapasse o crescimento da procura entre agora e 2030. Prevê-se que a capacidade total de oferta aumente para quase 114 milhões de barris por dia até 2030, uns impressionantes 8 milhões de barris por dia acima da procura global projetada. o relatório conclui.

Espaço Publicitáriocnseg

Isto resultaria em níveis de capacidade não utilizada nunca antes vistos, a não ser no auge dos confinamentos provocados pela Covid-19 em 2020. A capacidade não utilizada a tais níveis poderia ter consequências significativas para os mercados petrolíferos – incluindo também para as economias produtoras da OPEP e de outros países. quanto à indústria de petróleo de xisto dos EUA, de acordo com o relatório.

“Este ano, esperamos que a procura aumente cerca de 1 milhão de barris por dia”, disse o diretor executivo da AIE, Fatih Birol. “As projeções deste relatório, baseadas nos dados mais recentes, mostram um grande excedente de oferta emergente nesta década, sugerindo que as empresas petrolíferas podem querer certificar-se de que as suas estratégias e planos de negócios estão preparados para as mudanças que estão a ocorrer,” acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui