Tianjin, 29 set (Xinhua) — A Airbus inaugurou nesta quinta-feira sua segunda linha de montagem final na China, enquanto o fabricante europeu de aviões procura expansão no mercado chinês.
A inauguração, no Município de Tianjin, no norte da China, marca outra etapa fundamental após a Airbus ter assinado um acordo sobre o projeto com a Tianjin Free Trade Zone Investment Company Ltd. e a Aviation Industry Corporation of China, Ltd. em abril de 2023.
O projeto de expansão está planejado para entrar em serviço no final de 2025, informou a Airbus em um comunicado. A nova linha será capaz de fabricar aeronaves A320 e A321neo, a mais nova aeronave de corredor único da Airbus, para atender à crescente demanda.
A segunda linha de montagem final (LMF) da Airbus em Tianjin faz parte do plano geral de expansão da produção da Airbus para a família A320. O objetivo é produzir 75 aeronaves por mês em 2026, facilitado pela operação de dez LMFs globais, que incluem duas em Tianjin, duas em Toulouse, na França, duas em Mobile, nos Estados Unidos, e quatro em Hamburgo, na Alemanha, conforme o comunicado.
O projeto de expansão demonstra o compromisso de longo prazo da Airbus com a indústria de aviação chinesa.
Este é um poderoso voto de confiança no futuro da aviação aqui na China, disse o CEO da Airbus, Guillaume Faury, por videoconferência, acrescentando que isso também destaca a longa, confiável e bem-sucedida relação da Airbus com seus parceiros na China.
O tráfego doméstico e internacional na China, que abriga algumas das principais companhias aéreas do mundo, está preparado para um crescimento rápido e de longo prazo, acrescentou Faury.
“Este ano marca o 15º aniversário da inauguração da LMF Tianjin, com mais de 630 aeronaves de corredor único montadas e entregues. Isso significa que cerca de 30% dos aviões Airbus que voam na China foram montados aqui”, disse George Xu, vice-presidente executivo da Airbus e CEO da Airbus China.
A Linha de Montagem Final da Airbus na Ásia, em Tianjin, inaugurada em setembro de 2008, é sua primeira linha de montagem final localizada fora da Europa.
O projeto de expansão demonstra que a Airbus continua investindo em suas instalações em Tianjin para melhor atender ao mercado chinês por meio de seu sistema de produção global, disse Xu.
“Há 15 anos, nossa Linha de Montagem Final em Tianjin tem sido fundamental para nossa estratégia industrial global de montar aeronaves próximas a nossos clientes e fazer parcerias com o setor de aviação da China para uma indústria próspera”, disse Julie Kitcher, vice-presidente executivo de Comunicações e Assuntos Corporativos da Airbus.
Como um importante projeto de cooperação estratégica sino-europeia, o projeto Airbus Tianjin está estabelecendo uma importante plataforma para cooperação pragmática bilateral, desenvolvimento conjunto e resultados mutuamente benéficos no setor de aviação, disse Hao Zhaoping, presidente da Aviation Industry Corporation of China, Ltd.
Também desempenhará um papel importante na estabilização da cadeia industrial da aviação global e na promoção da recuperação do mercado de aviação global, disse Hao.
Li Chunlin, vice-chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, disse que a comissão apoiará a Airbus no trabalho com seus parceiros chineses para expandir a cooperação no futuro, ao mesmo tempo em que dá pleno uso a seus respectivos pontos fortes.
“A pandemia da COVID-19 já ficou para trás. O futuro da aviação é brilhante. E estamos escrevendo um novo capítulo em Tianjin”, disse Faury. Fim
Leia também:
Lucro líquido da montadora BYD no primeiro trimestre aumenta 100%
Shenzhen, 28 abr (Xinhua) — A montadora chinesa BYD divulgou em 25 de abril que no primeiro trimestre de 2025 obteve uma receita operacional de 170,36 bilhões de yuans (cerca de 23,33 bilhões de dólares americanos), um aumento de 36,35% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido atribuível aos acionistas da […]
Viagens aéreas de passageiros da China atingem 190 milhões no primeiro trimestre
Beijing, 28 abril (Xinhua) — As viagens aéreas de passageiros da China atingiram 190 milhões no primeiro trimestre (Q1) deste ano, representando um aumento de 4,9% ano a ano, mostraram dados da Administração de Aviação Civil da China (CAAC, sigla em inglês) neste domingo. O setor de aviação civil completou 3,58 milhões de horas de […]
China manterá taxa de câmbio do RMB em nível razoável e equilibrado
A China manterá a estabilidade básica da taxa de câmbio do RMB em um nível razoável e equilibrado, disse Zou Lan, vice-presidente do Banco Popular da China, o banco central do país, em uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira.
China melhora política de reembolso do imposto de saída para incentivar consumo
Em um novo passo para impulsionar as compras no país, a China divulgou um conjunto de medidas neste domingo para otimizar ainda mais sua política de reembolso do imposto na saída para atender melhor às necessidades dos turistas do exterior e expandir o consumo de entrada.
China reduz ainda mais a lista negativa de acesso ao mercado
A China reduziu ainda mais sua lista negativa de acesso ao mercado, que especifica campos que estão fora dos limites para entidades do mercado doméstico e externo, anunciou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) do país nesta quinta-feira.
China emite os primeiros lotes de títulos do tesouro especiais de 2025
A China emitiu nesta quinta-feira os primeiros lotes deste ano de títulos do tesouro especiais ultralongos e títulos do tesouro especiais destinados a apoiar grandes bancos comerciais estatais na reposição de capital.