Imagens de satélite mostram a capital de Tonga, Nuku’alofa, antes e depois das erupções vulcânicas. (Fonte da foto: NSOAS)
Guangzhou, 24 jan (Xinhua) — Nesta segunda-feira, um lote de suprimentos de socorro a desastres a ser enviado de Guangzhou, na província de Guangdong, no sul da China, estava pronto para ser despachado para Tonga, atingida pelo tsunami, de acordo com o departamento local de relações exteriores.
Os suprimentos da Reserva de Suprimentos de Emergência China-Países Insulares Pacíficos (Guangdong) incluem água potável, carne enlatada, máscaras, luvas, barracas e walkie-talkies.
Nas caixas, as pessoas escreveram mensagens encorajadoras em chinês, tonganês e inglês, como — “Somos um sob o mesmo sol”, o que demonstra o destino compartilhado e a amizade especial em tempos difíceis.
A província de Guangdong e Tonga mantiveram contato próximo ao longo dos anos com frequentes intercâmbios culturais e cooperação econômica e comercial, de acordo com Li Hongzhi, um oficial do departamento local de relações exteriores que trabalha em estreita colaboração com o Ministério das Relações Exteriores da China para obter informações sobre as necessidades do país e do povo tonganês após as erupções vulcânicas.
Além disso, a Administração de Alimentos e Reservas Estratégicas da Província de Guangdong lançou imediatamente um plano de emergência a curto prazo, entrando em contato com os fabricantes e armazéns para a preparação.
“Os fornecedores têm sido muito ativos e entusiasmados. Temos trabalhado horas extras recentemente para preparar os suprimentos”, disse Wang Chunming, um funcionário da Administração.
Mais suprimentos serão entregues em lotes sob a orientação do Ministério das Relações Exteriores da China, contendo produtos de necessidades diárias, suprimentos de prevenção epidêmica e meios de produção, de acordo com Wang. Fim