AL apresenta recuperação no consumo de bens massivos

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Supermercado (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Supermercado (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

“Embora cada país da América Latina apresente realidades e desafios diferentes, todo a região tem demonstrado uma tendência de recuperação no consumo. Brasil, México e Peru, por exemplo, testemunham um desempenho em volume de compras melhor no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. É possível notar altas de 6,3%, 2,2% e 2%, respectivamente.” As informações fazem parte do relatório Consumer Insights Latam 2023, produzido pela Kantar e que acompanha o comportamento do comprador latino-americano de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo: alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene pessoal e beleza.

Ainda em relação ao volume, Colômbia, Chile e Argentina reduzem o declínio que vinham sofrendo (-2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente), e marcam uma mudança de rumo. Apenas Bolívia, América Central e Equador devem refletir a respeito de desafios de médio e longo prazos, uma vez que acentuam a queda no parâmetro (-2,5%, -3,4% e -4,9%), respectivamente.

Na hora de comprar, destacam-se os atacadistas e as lojas de descontos, pois são os canais que oferecem maior retorno em relação ao dinheiro investido pelo consumidor. O primeiro ponto de contato atinge 70% de penetração na região enquanto o segundo está em 48%. Ainda assim, canais tradicionais (94%), supermercados (76%) e minimercados (75%) continuam sendo os maiores.

De acordo com dados do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 70% das pessoas gastam todo ou mais do que ganham. Pesquisas indicam que a maioria dos brasileiros enfrenta dificuldades financeiras. Segundo a fintech Onze, 74% da população brasileira considera o dinheiro como sua maior fonte de angústia.

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