Alain Taillard e o Carnaval carioca

Por Bayard Do Coutto Boiteux.

Opinião / 20:44 - 19 de fev de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O belga Alain Taillard é mais carioca do que muitos que aqui nasceram. Trata-se de um verdadeiro apaixonado pela Rio de Janeiro e por seu Carnaval. Nascido em Hervé, foi desde pequeno educado por seus pais ao som da música, começando pelas famosas Calvacades, que sempre fizeram de sua cidade natal um grande evento.

Em 1992, após passar pelos carnavais de Nice e Veneza, ele chega ao Rio, como um mero espectador e se inteira de sua organização. Em 2011, conhece o famoso destaque Nabil Samir Habib, que o incentiva e o integra aos desfiles da Passarela do Samba. Primeiro, como figurante, e em 2008 se torna destaque, usando lindas fantasias que fazem parte de seu acervo pessoal até hoje.

 

Trabalho movido pelo amor incontido

que tem pela Cidade Maravilhosa

 

O conjunto de fantasias deu origem então a um trabalho, da maior importância para o Rio e a divulgação do Carnaval, com inúmeras exposições na Europa sobre o Carnaval carioca, com ênfase na Bélgica.

É um trabalho que este apaixonado faz sem nunca ter pedido nenhum apoio financeiro ao Rio e ao Brasil. É um presente que o amor incontido que tem pela Cidade Maravilhosa nos foi oferecido gratuitamente.

Através do cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, o Sr. Jean Paul Charlier, que também tem demonstrado um grande apreço pela cidade onde representa seu país, tomei conhecimento da importante trajetória de Alain e sua próxima exposição, em Benoleil, num dos mais bonitos castelos europeus, conhecido também como a Versalhes belga, onde residem os príncipes de Ligne, cuja princesa é a brasileira Eleonore Orleans de Bragança, nome de solteira, a “Princesse du Brésil”.

Assim, resolvemos aproveitar uma nova passagem de Alain, no Rio, para desfilar, no próximo final de semana, para lhe outorgar o título de Embaixador de Turismo do Rio. Ele, doravante, será mais um abnegado a continuar contribuindo com o seu maior sonho, encantar multidões no Sambódromo, com a humildade que é peculiar aos grandes artistas.

Alain Taillard, nossos eternos agradecimentos e sobretudo honra por ter em você um representante oficial de nosso Turismo no exterior.

Bayard Do Coutto Boiteux

Professor universitário, é vice-presidente da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e superintendente executivo do Instituto Preservale (bayardboiteux.com.br)

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor