Os trens são vistos em Alataw Pass na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, 7 de fevereiro de 2021. (Xinhua / Ma Kai)
BEIJING, 4 Jan (Xinhua) – Alataw Pass, um importante porto ferroviário na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, registrou um recorde anual de 5.848 viagens de trem de carga China-Europa cruzando passando pelo porto em 2021, um aumento anual de 16,3%, alcançando um novo recorde, informa o departamento ferroviário local.
Atualmente, a área de cobertura dos trens de carga China-Europa está em constante expansão. Só no ano passado, o porto testemunhou uma adição de 28 novas linhas de frete, disse Li Hongfeng, um oficial da Alfândega do Alataw Pass.
Com a finalidade de garantir o bom funcionamento dos serviços de entrada e saída dos trens de carga, os departamentos alfandegário e ferroviário do Alataw Pass reforçaram a cooperação e criaram janelas especiais para liberação alfandegária de trem de carga, oferecendo serviços 24 horas por dia. Enquanto isso, uma plataforma em nuvem foi lançada para procedimentos de liberação alfandegária online.
Em 2021, uma média de 16 trens de carga entravam e saíam pelo porto todos os dias, tornando o Alataw Pass um papel importante para garantir uma logística tranquila e uma cadeia de abastecimento de material estável na China, na Europa e em outros países ao longo da Iniciativa do Cinturão e Rota.
A partir de agora, um total de 60 rotas de trem de carga passam pelo Alataw Pass com destino para a Europa, atendendo principalmente 24 províncias, regiões autônomas, províncias e municípios como Chongqing, Sichuan, Henan, Hubei e Zhejiang, chegando a 13 países, incluindo Rússia, Polônia, Alemanha e Espanha. Fim