Alemanha: 1ª rede trens de passageiros no mundo movidos a hidrogênio

259
Locomotiva movida a hidrogênio em teste (foto Xinhua)
Locomotiva movida a hidrogênio em teste (foto Xinhua)

Quase quatro anos após o início das operações de teste, a primeira rede de trens de passageiros movida a hidrogênio do mundo foi inaugurada nesta segunda-feira no estado federal alemão da Baixa Saxônia. Os 14 trens de célula de combustível de hidrogênio produzidos pela fabricante francesa Alstom substituirão os veículos a diesel, disse a autoridade de transporte local da Baixa Saxônia (LNVG) à agência de notícias Xinhua. Cinco dos novos trens já estão em operação, e os outros estarão em operação até o final do ano.

Durante os dois anos de operações de teste, dois trens pré-série “operaram sem nenhum problema”, observou o LNVG. O custo total do projeto é de cerca de € 93 milhões. Os trens economizarão 1,6 milhão de litros de diesel, reduzindo assim as emissões de dióxido de carbono em 4.400 toneladas por ano, de acordo com o LNVG. O trem tem uma velocidade máxima de 140 quilômetros por hora.

“Este projeto é um modelo global”, disse o ministro da Baixa Saxônia, Stephan Weil. “Como um estado de energia renovável, estamos estabelecendo um marco no caminho para a neutralidade climática no setor de transporte.”

A China testa locomotivas movidas a hidrogênio (foto ao alto) no Norte do País.

Espaço Publicitáriocnseg

Leia também:

Com seca, Europa vê impactos nos meios de subsistência da população

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui