Alerj participa do Setembro Amarelo

Fachada do Palácio Tiradentes estará iluminada de amarelo em apoio à campanha de prevenção ao suicídio.

Decisões Econômicas / 14:08 - 17 de set de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Por iniciativa do presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), a Alerj aderiu à campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Até o final do mês, a fachada do Palácio Tiradentes, sede do parlamento fluminense, estará toda iluminada na cor amarela, em uma alusão à campanha. Comissões temáticas da Casa também devem debater sobre o assunto ao longo deste mês.

 

Bancada feminina quer aprimorar Lei Maria da Penha

A bancada feminina na Câmara dos Deputados quer urgência na apreciação em plenário do projeto de lei que altera a Lei Maria da Penha. A nova redação autoriza a concessão de medida protetiva de urgência pelo delegado em caso de violência contra a mulher. Apresentada em maio, a proposta ainda não entrou na pauta do dia. A deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), diz que o aprimoramento da lei pode evitar mortes. Segundo ela, os casos de agressão contra a mulher aumentaram durante o período de isolamento social.

 

Maldição das vaidades precipitadas

O governador Wilson Witzel nos lembrou do presidente Fernando Henrique Cardoso esta semana. Em 1985, na disputa pela Prefeitura de São Paulo, FHC posou todo pimpão para fotos na cadeira de prefeito, antecipando o que seria sua vitória nas urnas dias depois. Acabou perdendo a eleição para Jânio Quadros. Essa semana veio a público a imagem de Witzel com a faixa presidencial, que ele mandava pelas redes sociais a amigos e subordinados. FHC nunca governou a cidade de São Paulo, e Witzel vê cada vez mais longe seu sonho de governar o país.

 

Isenção de pedágio para motos

A Alerj deve discutir e votar nos próximos dias o projeto de lei que isenta as motocicletas do pagamento de tarifa de pedágio em todas as rodovias estaduais. A proposta é do deputado Capitão Paulo Teixeira. Ele argumenta que as motos causam impacto irrisório sobre o asfalto das rodovias, não sendo responsáveis pelo desgaste das pistas e, assim, não geram custos de manutenção para as concessionárias.

 

CPI dos Guardiões do Crivella está formada

Na Câmara Municipal do Rio, a CPI dos Guardiões do Crivella já definiu sua composição: Teresa Bergher (CDD), Dr. Jorge Manaia (PP), João Mendes de Jesus (REP), Inaldo Silva (REP) e Átila Nunes (DEM). Caberá aos cinco vereadores apurar em 120 dias, prorrogável por até 60 dias, o envolvimento de funcionários da Prefeitura do Rio no esquema para impedir reportagens contrárias à administração municipal na porta das unidades de saúde.

 

Cegos terão mais facilidade para votar

Este ano, pela primeira vez nas eleições municipais, será utilizada a tecnologia de sintetizadores de voz para auxiliar deficientes visuais durante o processo de votação. A tecnologia transforma texto em som e simula como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento. Para isso, o eleitor só vai precisar informar o mesário sobre a deficiência visual. Assim, o colaborador da Justiça Eleitoral habilitará o recurso e entregará fones de ouvido para garantir o sigilo do voto.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor