Parece piada, mas não é: em pleno século 21, a Alerj quer emplacamento e licenciamento para carroças e charretes, os chamados veículos de tração animal. O autor da proposta é o deputado Marcos Müller (União). Ele argumenta que a medida permitirá a fiscalização e punição dos carroceiros que descartam irregularmente lixo e entulhos. “Recebemos notícias constantes de atos ilegais praticados por condutores de carroças, com o despejo de entulhos e de outros materiais em locais impróprios”, defende o deputado.
Mulheres no comando
Já virou tradição na Alerj. Todo mês de março, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), cede seu lugar na presidência das sessões plenárias para as deputadas. A primeira a assumir o posto foi a deputada Tia Ju (REP), 2ª vice-presidente da Alerj. Ela presidiu a sessão da última terça-feira (11).
Jogos mais tarde no verão
Os jogos oficiais de futebol poderão ser permanentemente proibidos antes das 17h durante o verão no Estado do Rio de Janeiro. A medida está sendo analisada na Alerj por meio de um projeto de lei apresentado pelo presidente da Comissão de Esporte e Lazer, Carlinhos BNH (PP). Segundo ele, a intenção é proteger os atletas de temperaturas elevadas e extremas.
Vereador lembra morte do filho
O último fim de semana marcou os quatro anos do assassinato de Henry Borel. O pai dele, o vereador carioca Leniel Borel (PP), voltou a cobrar uma definição para o julgamento da mãe de Henry, Monique Medeiros, e do ex-vereador Dr. Jairinho. Ambos foram denunciados por homicídio qualificado e tortura da criança, mas seguem presos sem data para serem julgados. Leniel é presidente da Comissão Especial de Combate à Violência Infantil da Câmara Municipal do Rio.
Lagoa de Cima
O deputado Thiago Rangel (PMB) solicitou ao governador do estado, Cláudio Castro, e ao secretário de Defesa Civil, Cel. Tarcísio Junior, que disponibilizem, na Lagoa de Cima, em Campos, um posto de salva-vidas e botes para resgates. Segundo o deputado, em épocas de grande fluxo de banhistas, os casos de afogamento aumentam significativamente naquele local.