Alerj quer vistoria anual para o transporte coletivo adaptado

Alerj: vistorias anuais no transporte adaptado, isenção para atletas e medidas contra apagões no verão. Itaboraí terá seu primeiro mamógrafo.

470
Andrezinho Ceciliano (foto Alerj)
Andrezinho Ceciliano (foto Alerj)

Tramita na Alerj projeto de lei, assinado pelo deputado Andrezinho Ceciliano (PT), que torna obrigatória a vistoria anual em todos os veículos de transporte público coletivo adaptados para pessoas com deficiência. O projeto determina, ainda, o treinamento anual dos operadores dos equipamentos de adaptação. Segundo o parlamentar, são poucos os veículos adaptados, e, em muitos deles, os equipamentos que deveriam facilitar o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida não funcionam.


Mamógrafo em Itaboraí

A emenda impositiva ao orçamento de 2025 do Governo do Estado, assinada pelo deputado Guilherme Delaroli (PL), no valor de R$ 1.141.400,00, vai garantir a compra do primeiro mamógrafo do município de Itaboraí. Hoje, mulheres que necessitam realizar o exame de mamografia precisam se deslocar até outras cidades, pois a rede pública municipal de Itaboraí não dispõe do aparelho.


Medidas contra apagões no verão

Thiago Rangel (foto Alerj)
Thiago Rangel (foto Alerj)

O presidente da Comissão de Minas e Energia da Alerj, deputado Thiago Rangel (PMB), em audiência pública, reiterou a importância da prevenção de apagões durante o verão. “Sabemos que, nesse período, o consumo de energia aumenta, e, junto com as diversas questões climáticas, as chances de queda de energia são ainda maiores. Por isso, é essencial que as concessionárias estejam preparadas para lidar de forma eficiente com essas situações”, explicou.


Novo líder do PL

O deputado Filippe Poubel é o novo líder do PL na Alerj. Ele vai substituir o deputado Dr. Serginho, que assume a Prefeitura de Cabo Frio em 1º de janeiro. A bancada do PL é a maior da Alerj, com 16 deputados.

Espaço Publicitáriocnseg

Isenção

Atletas de baixa renda terão isenção na taxa de inscrição em corridas, caminhadas, provas de ciclismo, maratonas aquáticas e triathlon realizadas em vias públicas no Estado do Rio de Janeiro. É o que determina o projeto de lei, assinado pela deputada estadual Índia Armelau (PL), aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui