Tramita na Alerj projeto de lei, assinado pelo deputado Andrezinho Ceciliano (PT), que torna obrigatória a vistoria anual em todos os veículos de transporte público coletivo adaptados para pessoas com deficiência. O projeto determina, ainda, o treinamento anual dos operadores dos equipamentos de adaptação. Segundo o parlamentar, são poucos os veículos adaptados, e, em muitos deles, os equipamentos que deveriam facilitar o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida não funcionam.
Mamógrafo em Itaboraí
A emenda impositiva ao orçamento de 2025 do Governo do Estado, assinada pelo deputado Guilherme Delaroli (PL), no valor de R$ 1.141.400,00, vai garantir a compra do primeiro mamógrafo do município de Itaboraí. Hoje, mulheres que necessitam realizar o exame de mamografia precisam se deslocar até outras cidades, pois a rede pública municipal de Itaboraí não dispõe do aparelho.
Medidas contra apagões no verão
O presidente da Comissão de Minas e Energia da Alerj, deputado Thiago Rangel (PMB), em audiência pública, reiterou a importância da prevenção de apagões durante o verão. “Sabemos que, nesse período, o consumo de energia aumenta, e, junto com as diversas questões climáticas, as chances de queda de energia são ainda maiores. Por isso, é essencial que as concessionárias estejam preparadas para lidar de forma eficiente com essas situações”, explicou.
Novo líder do PL
O deputado Filippe Poubel é o novo líder do PL na Alerj. Ele vai substituir o deputado Dr. Serginho, que assume a Prefeitura de Cabo Frio em 1º de janeiro. A bancada do PL é a maior da Alerj, com 16 deputados.
Isenção
Atletas de baixa renda terão isenção na taxa de inscrição em corridas, caminhadas, provas de ciclismo, maratonas aquáticas e triathlon realizadas em vias públicas no Estado do Rio de Janeiro. É o que determina o projeto de lei, assinado pela deputada estadual Índia Armelau (PL), aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj.