A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza hoje às 15h a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-26, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento Fluminense, sendo comandada pelo atual presidente e candidato à reeleição, deputado Rodrigo Bacellar (União). Todos os 70 deputados terão direito a voto, o quórum para início da eleição é de maioria absoluta, ou seja, 36 parlamentares, e a votação será nominal e aberta – cada deputado declara seu voto. O evento marcará o início da 3ª Sessão Legislativa da 13ª Legislatura e terá transmissão ao vivo da TV Alerj.
Os deputados podem apresentar a formação de chapa, composta por 13 membros, até o início da sessão, que será eleita por maioria absoluta dos votos (36), em primeira chamada. Caso não sejam atingidos os números de votos necessários, acontecerá uma segunda votação, em que será suficiente o voto favorável da maioria simples dos presentes (metade dos parlamentares mais um).Cada deputado pode votar a favor ou contra, abster-se ou até mesmo votar somente em determinados integrantes da chapa. A Constituição Estadual prevê a reeleição da Mesa Diretora da Alerj (Artigo 99, II), bem como o Regimento Interno da Casa em seu artigo quinto.
A Mesa Diretora do Parlamento Fluminense é composta por 13 integrantes, sendo um presidente, quatro vice-presidentes, quatro secretários e quatro vogais. O colegiado é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e serviços administrativos da Assembleia.
Entre as atribuições da Mesa Diretora estão emitir parecer sobre proposições para alteração do regimento interno; determinar abertura de sindicâncias ou instaurar inquéritos administrativos; autorizar assinatura de convênios e contratos de prestação de serviços; cumprir decisões judiciais; aprovar o orçamento da Alerj, entre outras atribuições.
Leia também:
-
Direito Canônico
A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, deu posse à nova comissão de Direito Canônico da seccional, em solenidade com a presença do Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.Dom Orani será consultor da comissão, presidida pela advogada Andréia Cardoso. A vice-presidente da comissão é a advogada Jumara Sousa, a secretária-geral, Renata Bernardo. O padre […]
-
Chefes do CV são transferidos para presídios federais em operação de segurança máxima
Sete chefes do Comando Vermelho são transferidos de Bangu 1 para presídios federais em operação de segurança máxima no Rio.
-
Feira de Inteligência Artificial e Inovação Jurídica
Presidida por Ana Tereza Basílio, a OAB-RJ promoveu a Feira de Inteligência Artificial e Inovação Jurídica, com a participação do diretor de Inovação da seccional, William Rocha, que palestrou sobre a Advocacia Veterana e a Inteligência Artificial. Também participaram do evento, no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, os advogados Erick Navarro, Graziela Bomfim e Tayná […]
-
MP do Rio pede prisão preventiva de líderes do Comando Vermelho
MP do Rio pede nova prisão de Marcinho VP, My Thor e Claudinho da Mineira por atrasar processo de homicídio e manter influência no crime.
-
Seminário ‘Desafios do Compliance de Proteção de Dados
Presidente da comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB-RJ, a advogada Candida Diana Terra, especialista em Direito Empresarial e sócia-fundadora do escritório Terra Rocha Advogados, vai proferir palestra no Seminário com o tema “Desafios do Compliance de Proteção de Dados”, nesta sexta-feira (7), às 10h, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, […]
-
CDLRio e SPC comemoram 70 anos e celebram legado de inovação no varejo brasileiro
CDLRio e SPC comemoram 70 anos com legado de inovação, modernização e impacto no varejo brasileiro.





















