Você sabe quem são as mães atípicas? São mães que lutam por seus filhos que são especiais ou têm doenças raras. Para homenageá-las, o deputado Elton Cristo está sugerindo, através de projeto de lei apresentado na Alerj, a criação do Dia da Mãe Atípica, a ser comemorado todo dia 12 de maio. “Por seus sacrifícios pelos filhos, elas são um exemplo para toda a sociedade”, destaca o parlamentar.
Doação de veículos
A Alerj aprovou o projeto de lei de autoria do deputado Jair Bittencourt (PL) que prevê a doação de veículos da administração pública que se encontram parados nos depósitos do estado para o RioSolidário e outras instituições que desenvolvam projetos voltados para pessoas que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social.
Conscientização da Fibromialgia
Até o próximo dia 15, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, estará com iluminação especial na cor roxa, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, celebrado em 12 de maio. A iniciativa partiu do deputado estadual Vitor Junior (PDT), com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a doença.
Saúde no Sul Fluminense
O deputado Tande Vieira (PP) defende que os 35 carrinhos de anestesia convertidos em ventiladores pulmonares durante a pandemia da Covid-19 que se encontram no Hospital Regional Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, e que não estejam em utilização, sejam doados para os Hospitais da Região Sul Fluminense. Segundo ele, a medida visa beneficiar a saúde local e a população.
Transporte de animais domésticos
Não é competência dos deputados estaduais legislarem sobre a questão. Mas é louvável a iniciativa do deputado Rodrigo Amorim (União) de apresentar na Alerj projeto de lei proibindo o transporte de animais domésticos no compartimento de cargas dos aviões com origem, destino e/ou conexão em aeroportos do estado do Rio de Janeiro.