Alerta

O diretor do Clube de Engenharia Paulo Metri acusa o governo FH de ter concedido às empresas estrangeiras o direito pleno de exportação em todas as licitações para exploração de poços de petróleo. “Faz parte inclusive o acordo com o FMI. Lula até o momento não paralisou a quinta rodada de licitações, confirmadas pela ANP para o próximo mês de junho”.

O decodificador
Uma das diversões preferidas de brasileiros em turismo no exterior é xingar estrangeiros em português, de preferência com um sorriso irônico nos lábios. A sensação de recuperar uma liberdade comprimida pelas pulsões do cotidiano explica, em grande medida, esse exercício de falta de educação ou simples manifestação jocosa da cultura nacional, a depender do ponto de visto e do humor de cada um. A brincadeira, em geral, termina quando um estrangeiro que entende o suficiente de português para manifestar sua repulsa ao xingamento interpela o engraçadinho.
A analogia cai como uma luva para a relação da população com o hermético mundo da macroeconomia. A grande maioria ignora os xingamentos que lhe são dirigidos em economês, proporcionando um prazer adicional – e sádico – aos praticantes desse esporte. No entanto, a exemplo, do turista metido a engraçadinho, a eficácia dos sofismas econômicos é posta em xeque sempre que o homem comum tem ao seu alcance um decodificador capaz de traduzir para seu cotidiano as conseqüências da política econômica.
Como exemplo, aumentos seguidos nas tarifas da gasolina, cujo objetivo de garantir os lucros de empresas estrangeiras pouco chegadas à concorrência pode até não ser alcançado pelo grande público, que, porém, percebe com clareza as conseqüências no seu bolso. E, aí, não há pedido de desculpas, governo novo ou “consenso” de mídia capaz de impedir as sanções da multidão.

Combustão
Aliás, o aumento do preço da gasolina, que já se aproxima dos 10% somente neste início de ano, tem sido uma das principais causas das críticas dos setores menos iniciados nos meandros da economia a este começo do governo Lula. A ser mantida, essa política pode ter o efeito de atear gasolina ao paiol da popularidade do governo.

Brinquedos
O general Meira Mattos, veterano da II Guerra Mundial, disse que uma das novidades que a próxima possível guerra no Iraque irá mostrar ao mundo será a bomba de microondas, capaz de operar com amplo raio de ação e paralisar todo o sistema elétrico da região, inclusive, as telecomunicações, imobilizando o país alvo. “E a freqüência pode ser facilmente alterada para matar as pessoas”, acrescentou.

Polícia
A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, em discurso para oficiais da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, criticou os manifestantes que a cercaram e a hostilizaram na segunda-feira, dizendo que devem ser tratados “como bandidos”. A polícia, segundo ela, vai identificar e punir os responsáveis pelas manifestações agressivas na saída da Assembléia Legislativa, quando seu carro foi cercado por servidores estaduais, em greve pelo pagamento do 13° salário e outros direitos. Rosinha citou um trecho do hino nacional – “verás que um filho teu não foge à luta” – para garantir que não se intimidará.

Largada
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), aprovou ontem o pedido de abertura do processo de cassação do deputado Marcos Abrahão (PSL-RJ). O pedido será enviado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A polícia está investigando o envolvimento de Abrahão no assassinato do deputado Valdeci de Paiva, do qual era suplente.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPequenas causas
Próximo artigoTerra arrasada

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...