Alguma coisa está fora da ordem

153

Diria Caetano (ou não) que algo não vai bem em um país em que um sujeito que ejacula em uma mulher no ônibus é solto em seguida pela justiça, e o autor de uma performance em que aparece nu é massacrado nas redes sociais. Execrado também no Congresso Nacional, onde deputados apimentaram nas críticas e quase saíram no tapa. Mesmo Congresso onde dorme a regulamentação do artigo 221 da Constituição, que prega que a programação das emissoras de rádio e televisão atenderá a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas e respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família. Não é o que se vê nas telas. Agora mesmo está no ar A Fazenda, da mesma linha do BBB e outros, que transformam sexo (vá lá, sensualidade) em modo de vida, indo de encontro aos valores da família que os deputados diziam defender ao satanizar a performance que ocorreu no MAM de São Paulo. Sendo que este vai ser visto por, vamos exagerar, umas 10 mil pessoas, enquanto os programas de baixaria atingem dezenas de milhões – de todas as idades.

Não se trata de debater se performance é arte (o colunista tem dificuldade em aceitar esta definição), ou se é boa ou ruim. Trata-se de um ato cultural e político, e como tal deve ter seu direito respeitado, assim como o direito dos que o criticam. Obscurantismo, como disse o ministro da Cultura, não pode ter vez. Ainda mais quando é provocado. Vale ler, sobre isto, o blog do Sakamoto (https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2017/10/02/do-antipetismo-ao-falso-moralismo-como-manter-a-influencia-pelo-medo/) – ao menos, pela hilária descrição da pintura de Michelangelo no teto da Capela Sistina.

Sakamoto mostra como a direita – que ele trata como antipetismo – procura outro “inimigo” para poder “manter sua influência sobre uma parte do público que os segue desde o processo de impeachment”. Sem poder admitir, para não serem deixados de lado, que é parte dos 3% que apoiam Temer, esses direitistas radicalizam seu discurso conservador. “Isso pode se transformar em uma espécie de ‘macarthismo tupiniquim’”, alerta Sakamoto. Terreno fértil para surfarem políticos como João Doria Jr., que divulgou nas redes vídeo carregado nas críticas fáceis e mofadas – em que ele próprio, provavelmente, não acredita.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Frango com arroz

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) realiza nesta quinta-feira ato em frente ao Ministério da Agricultura. O objetivo é pedir a saída do ministro Blairo Maggi e do secretário Eumar Novacki, além de protestar contra a tentativa de privatização e terceirização de atividades relacionadas à defesa agropecuária. Serão distribuídas seis toneladas de frangos e duas toneladas de arroz para a população – com qualidade aferida pelos auditores.

 

Direitos trabalhistas

As centrais sindicais CUT, UGT, e Nova Central apresentaram denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), contra a Reforma Trabalhista e terceirização no Brasil. O assunto será avaliado durante o 165º Período Ordinário de Sessões dessa comissão, a ser realizado de 23 a 27 de outubro, em Montevidéu, Uruguai.

 

Corpo são

O Brasil já é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo, com um volume de venda de mais de R$ 27 bilhões. E esse número só tende a crescer, pois quatro em cada cinco brasileiros estão dispostos a investir em uma alimentação mais saudável, e desse número, 30% querem mais itens dessa categoria disponíveis no varejo.

Os dados são destacados pelos organizadores da primeira edição da WellFood Summit, que acontece 30 e 31 de outubro o Espaço Pro Magno em São Paulo. A grade de palestras e debates traz Luis Madi, diretor geral do Ital, e Edmundo Klotz, presidente da Abia, entre outros. Detalhes em www.wellfoodsummit.com.br

 

Rápidas

Separação” é o assunto que abre a série de entrevistas que a psicanalista Renata Bento realiza na Tarde Nacional, da Rádio Nacional, a partir de 10 de outubro, às 16h10. O programa abriu espaço para participação de vários especialistas da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro *** Neste final de semana, das 15h às 23h, a Praça Saiqui, no Rio de Janeiro, recebe a primeira edição do Valqueire Beer and Rock Festival *** “Envelhecimento e ginástica cerebral” é o tema da palestra gratuita que o curso Supera, em Botafogo (RJ), oferece nesta quinta-feira, às 17h. Inscrições pelo telefone (21) 2537-8083.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui