Alguém se surpreende?

     
          Quer uma conexão de banda larga mas rápida e estável que no Brasil? Tente no Catar, na Arábia Saudita, no Paquistão. Ou, mais fácil, na vizinha Argentina. Todos esses países – e mais 40 – têm conexão de qualidade e velocidade superiores à brasileira, segundo o índice Broadband Quality Scores (BQS), elaborado pelas universidades de Oxford e de Oviedo, num ranking de 66 países.
A pontuação do Brasil (24 pontos) está abaixo da média (30). Mas a situação fica ainda pior quando se examina a relação entre qualidade e penetração da banda larga. O Brasil cai para a 53ª posição.
A Coréia do Sul é líder do ranking. A América Latina foi a região que menos avançou na comparação entre 2008 e 2009, com melhoria de 8,5%.

Campeão
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) foi eleito o melhor parlamentar da Câmara dos Deputados deste ano, segundo 176 jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional que participaram da primeira fase de votação do Prêmio Congresso em Foco. Na segunda etapa, que vai até 19 de novembro, o cidadão poderá votar em um dos 38 políticos selecionados (11 senadores e 27 deputados), no endereço www.premiocongressoemfoco.com.br/Voto.aspx?trCk=s

A esperança
O presidente Lula comparou a candidatura do Rio a sede das Olimpíadas com sua própria candidatura à Presidência. Disse que é preciso confiar numa alternativa diferente, como o povo brasileiro teve ao colocar um operário no comando do país.

O medo
Esta é a terceira candidatura do Rio a sede olímpica. Lula também concorreu três vezes – e perdeu. Só foi eleito na quarta tentativa.

Confiança ou inocência?
Uma coisa chama a atenção na cobertura midiática, com caráter de convescote, sobre a futura sede das Olimpíadas 2016. Em todos os países candidatos a receber o evento existem comitês contrários à idéia. A oposição organizada repete-se a cada decisão sobre as próximas Olimpíadas. O Brasil é o único país da Terra a não ter qualquer comitê organizado contrário à proposta. Seremos excessivamente mais autoconfiantes do que o resto do mundo ou muito mais mal-informados?

Utopia carioca
Fruto de parceria entre o Crea-RJ e a cineasta Ana Maria Magalhães, o filme Reidy a Construção da Utopia será lançado nesta sexta, às 15h, no Cine Odeon, Centro do Rio. O documentário aborda a trajetória do arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy através de sua proposta de transformação do Rio de Janeiro em cidade moderna e a repercussão de sua obra na atualidade, em projetos como o Museu de Arte Moderna, o Aterro e Parque do Flamengo. Depois da exibição, haverá um debate. A programação está em www.festivaldorio.com.br/site2009/

“Arrecua”
Pelo visto, as tropas acantonadas nas redações tupiniquins já examinam a melhor forma de organizar o recuo em relação ao apoio à ditadura de Honduras. A empreitada promete ser difícil e o desgaste inevitável para a máscara de neodemocratas. Afinal, o reconhecimento aos golpistas, elevados por manuais de redação à condição de “governo de fato”, foi concedido apenas pelo governo da mídia tupiniquim, secundados por leitores viúvos da ditadura.

Biônico
Para aumentar o constrangimento dos apoiadores dos golpistas nas hostes tupiniquins, agora, depois de usarem o veto à reeleição de Manuel Zelaya como álibi para sustentar a ditadura hondurenha – na verdade, o presidente propôs um plebiscito para convocar uma Assembléia Constituinte – vão ter de recorrer a retóricas tortuosas para defender o cargo de deputado biônico vitalício reivindicado pelo mequetrefe Roberto Micheletti para deixar o Executivo. Ainda mais depois de ele ter confessado – sem pudor – que o golpe ocorreu porque Zelaya virou “esquerdista”.
     
     

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSonho
Próximo artigoTopo

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.