Alianças

Depois de um período de baixa, o casamento volta a conquistar brasileiros e brasileiras. Segundo o IBGE, o número de casamentos legais no Brasil cresceu em todas as regiões entre os anos de 1998 e 2007. A taxa de nupcialidade (obtida pela divisão do número de casamentos pelo número de habitantes, e multiplicada por mil), passou de 6,1, em 1998, para 6,7, em 2007.

Sem preconceito
O número de casais formados por mulheres mais velhas que os homens pulou de 5,6 milhões para 7,6 milhões, entre 1996 e 2006, alta de 36%.

Reincidência
O número de recasamentos – em que divorciado casa novamente – também tem crescido nos últimos anos. Em 2007, os recasamentos representavam 16,1% do total das uniões formalizadas em cartório no Brasil; em 1998, somavam 10,1%.

Mais que advogado
Os departamentos jurídicos estão cada vez mais alinhados aos objetivos estratégicos das empresas, comprova pesquisa realizada pelo FDJur, um fórum de departamentos jurídicos que reúne mais de 270 associados. Apenas 2% dos pesquisados formam um grupo separado das estratégias da companhia; 80% estão alinhados e 16% são vincluados a projetos e operações da empresa. Segundo José Nilton Cardoso de Alcantara, presidente do FDJur, “hoje o diretor jurídico é muito mais um executivo do que um advogado. Seu foco principal é a gestão legal da companhia e para isso, ele precisa adquirir competências gerenciais”.
Para conseguir isso, o mais importante é fazer reuniões regulares com os executivos do comando, opinam 82% dos entrevistados. Os resultados da pesquisa estarão entre os temas discutidos no 1º Congresso sobre Sistemas Gerenciais para Departamentos Jurídicos, dia 21 próximo, em São Paulo. Mais informações em www.eventosfdjur.com.br

Pré-candidato
O brigadeiro Ércio Braga, ex-presidente do Clube da Aeronáutica, vai disputar, na convenção do Partido Trabalhista Cristão, a indicação para ser candidato à Presidência da República. Segundo quem o conhece, sua formação militar não impede que suas propostas sejam bem recebidas por civis de todos os segmentos sociais, especialmente trabalhadores.

Repressão
O movimento Jubileu Sul Américas entrega, nesta quarta-feira, no consulado do México no Rio, carta de repúdio ao assassinato da ativista mexicana Beatriz Cariño. Ela e outros militantes mexicanos e observadores internacionais integravam uma caravana de solidariedade ao povo de San Juan Copala, no estado mexicano de Oaxaca, quando, segundo os militantes do Jubileu Sul, foram vítimas de emboscada armada por paramilitares. O observador finlandês Yiri Antero Jakala também teria sido morto.
O povo de San Juan Copala luta pelo estabelecimento de um governo autônomo e, desde janeiro, sofre com o isolamento do resto do país, sem abastecimento de serviços públicos básicos, e com a repressão de grupos paramilitares ligados a políticos locais contrariados com o movimento de emancipação política.

Papagaios
Setores da mídia tupiniquim incomodados com o fim do alinhamento automático da política externa brasileira aos interesses estadunidenses, decidiram desqualificar o papel de intermediação do Brasil entre o Irã e potências nucleares ocidentais, referindo-se ao chanceler Celso Amorim como “porta-voz de Mahmoud Ahmadinejad”, presidente daquele país. O epíteto não deixa de revelar uma visão de mundo: a dos papagaios dos Estados Unidos.

Unibanco é Itaú
Cerca de dois meses antes de o negócio completar dois anos, as agências do Unibanco e do Itaú passam a funcionar como um só banco, no próximo dia 22 de junho. Nesta data, as agências do primeiro passam a ostentar a marca do segundo e serviços que, até então, funcionavam de forma autônoma, como operações de transferência entre contas dos dois estabelecimentos, poderão ser feitas como num único banco.

Artigo anteriorConfisco tamanho família
Próximo artigoPetrobras sob ataque
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Moeda chinesa na mira dos bancos centrais

Participação como reserva internacional ainda é baixa… por enquanto.

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da LGPD também deve frear a oferta de crédito a quem não pode pagar.

Mercado de fertilizantes especiais cresce 41,8% em 2020

Neste ano, a expectativa é de que o setor obtenha uma nova elevação de 24%.

Consumo nos setores de turismo e diversão cresce em junho no Rio

O consumo das classes C e D no Brasil recuou 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio, de acordo com a...

População de países emergentes fica ainda mais pobre

Perda de renda foi 2x maior que nas nações ricas.

Pagamento indevidos: TCU encontra 11% de inconsistências no INSS

‘Falhas afetam a confiabilidade do banco de dados’ de benefícios previdenciários.