Alienígenas

Para o economista Carlos Lessa, o chamado “Plano Ômega”, que pretende criar em São Paulo um centro internacional para transações financeiras, é “absolutamente aparovante”. De acordo com Lessa, o plano é “uma tentativa de completar o processo de retirada de toda a soberania sobre as transações financeiras”. Ainda segundo o economista, há um ex-presidente do Banco Central articulando grupos financeiros mais relevantes para fazerem parte do plano.

Aquecido
A julgar pelo número de empresas abertas no Rio de Janeiro, a economia do estado está em ótima fase. Foram abertas 18.837 empresas no primeiro semestre do ano, um crescimento de 11,13% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Tempo ganho
Já o programa Rio Poupa Tempo, coordenado pela Jucerja, superou a marca de mais de 4 milhões de atendimentos, somando as unidades Zona Oeste, Baixada Fluminense, Carioca e Central do Brasil. No primeiro semestre de 2010, foram realizados 4.317.041, mais que o dobro do ocorrido durante todo o ano passado, que registrou 2.148.214 atendimentos.

Realidade
A Petrobras comemorará nesta quinta-feira, a bordo do FPSO Capixaba e em evento no Aeroporto de Vitória (ES), o primeiro óleo extraído da acumulação de petróleo do pré-sal de Baleia Franca, no Parque das Baleias, no litoral do Espírito Santo.

Inovação
A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) lançou, na última sexta-feira, dois editais destinando R$ 130 milhões a projetos que contemplem soluções tecnológicas para os desafios que surgirem a partir das descobertas de reservas na camada do pré-sal a serem exploradas pela Petrobras. A definição das linhas de financiamento pela Finep tomou por base o diagnóstico do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) sobre os gargalos na cadeia de fornecedores do setor de petróleo e gás. A estimativa é que o pré-sal leve o setor de petróleo a responder por 20% do PIB. Deixar os fornecedores nacionais aptos a atender a essa demanda é uma das preocupações da indústria.

Sinais exagerados
Os analistas financeiros consultados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus reduziram sua estimativa para a inflação oficial neste ano. A previsão agora é de IPCA de 5,45% em 2010, em vez de 5,55%. Para o professor da FGV-Eaesp, Evaldo Alves, a redução mostra que “as medidas tomadas pelo Copom visando a restringir a pressão inflacionária começam a dar sinais positivos, embora inflação esteja acima da meta, que é de 4,5%”.
Tal análise, comum nos meios financeiros, esbarra num problema: é consenso que a alta ou a redução dos juros leva pelo menos seis meses para afetar a economia real. Como o atual ciclo de elevação começou em abril, não houve tempo para influir na inflação.
A alta dos preços no início do ano parece ter sido provocada por problemas em setores e produtos isolados, movimento que está se esgotando. E a alta dos juros mostra mais proximidade com reforço dos ganhos dos rentistas do que com qualquer controle da inflação.

Jogos no Rio
O maior especialista em segurança turística do mundo virá ao Brasil em outubro. O norte-americano Peter Tarlow ministrará um workshop, dia 6, sobre Eventos Esportivos e Segurança. O evento, somente para convidados, será “uma oportunidade ímpar de conhecer alguns cases que foram assessorados por Peter e as sugestões que pretende apresentar para o Rio”, afirmou Mauricio Werner, da Planet Work, uma das promotoras do evento, juntamente com a Cesgranrio e o site Consultoria em Turismo
O professor Bayard Boiteux espera que as autoridades de segurança aproveitem os eventos para se aprimorar, assim como o setor turístico. Mais informações, a partir de agosto, através do e-mail [email protected]

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFome de especulação
Próximo artigoNova fronteira

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.