Para o economista Carlos Lessa, o chamado “Plano Ômega”, que pretende criar em São Paulo um centro internacional para transações financeiras, é “absolutamente aparovante”. De acordo com Lessa, o plano é “uma tentativa de completar o processo de retirada de toda a soberania sobre as transações financeiras”. Ainda segundo o economista, há um ex-presidente do Banco Central articulando grupos financeiros mais relevantes para fazerem parte do plano.
Aquecido
A julgar pelo número de empresas abertas no Rio de Janeiro, a economia do estado está em ótima fase. Foram abertas 18.837 empresas no primeiro semestre do ano, um crescimento de 11,13% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
Tempo ganho
Já o programa Rio Poupa Tempo, coordenado pela Jucerja, superou a marca de mais de 4 milhões de atendimentos, somando as unidades Zona Oeste, Baixada Fluminense, Carioca e Central do Brasil. No primeiro semestre de 2010, foram realizados 4.317.041, mais que o dobro do ocorrido durante todo o ano passado, que registrou 2.148.214 atendimentos.
Realidade
A Petrobras comemorará nesta quinta-feira, a bordo do FPSO Capixaba e em evento no Aeroporto de Vitória (ES), o primeiro óleo extraído da acumulação de petróleo do pré-sal de Baleia Franca, no Parque das Baleias, no litoral do Espírito Santo.
Inovação
A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) lançou, na última sexta-feira, dois editais destinando R$ 130 milhões a projetos que contemplem soluções tecnológicas para os desafios que surgirem a partir das descobertas de reservas na camada do pré-sal a serem exploradas pela Petrobras. A definição das linhas de financiamento pela Finep tomou por base o diagnóstico do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) sobre os gargalos na cadeia de fornecedores do setor de petróleo e gás. A estimativa é que o pré-sal leve o setor de petróleo a responder por 20% do PIB. Deixar os fornecedores nacionais aptos a atender a essa demanda é uma das preocupações da indústria.
Sinais exagerados
Os analistas financeiros consultados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus reduziram sua estimativa para a inflação oficial neste ano. A previsão agora é de IPCA de 5,45% em 2010, em vez de 5,55%. Para o professor da FGV-Eaesp, Evaldo Alves, a redução mostra que “as medidas tomadas pelo Copom visando a restringir a pressão inflacionária começam a dar sinais positivos, embora inflação esteja acima da meta, que é de 4,5%”.
Tal análise, comum nos meios financeiros, esbarra num problema: é consenso que a alta ou a redução dos juros leva pelo menos seis meses para afetar a economia real. Como o atual ciclo de elevação começou em abril, não houve tempo para influir na inflação.
A alta dos preços no início do ano parece ter sido provocada por problemas em setores e produtos isolados, movimento que está se esgotando. E a alta dos juros mostra mais proximidade com reforço dos ganhos dos rentistas do que com qualquer controle da inflação.
Jogos no Rio
O maior especialista em segurança turística do mundo virá ao Brasil em outubro. O norte-americano Peter Tarlow ministrará um workshop, dia 6, sobre Eventos Esportivos e Segurança. O evento, somente para convidados, será “uma oportunidade ímpar de conhecer alguns cases que foram assessorados por Peter e as sugestões que pretende apresentar para o Rio”, afirmou Mauricio Werner, da Planet Work, uma das promotoras do evento, juntamente com a Cesgranrio e o site Consultoria em Turismo
O professor Bayard Boiteux espera que as autoridades de segurança aproveitem os eventos para se aprimorar, assim como o setor turístico. Mais informações, a partir de agosto, através do e-mail [email protected]