Alimentos continuarão pressionando a inflação

Em um ano, preços do milho mais que dobraram; soja subiu 86% – em dólar.

Desde o nível mais baixo, em abril de 2020, os preços internacionais de alimentos aumentaram 47,2%, atingindo, em maio de 2021, seus níveis mais altos desde 2014 (em dólares atuais). Entre maio de 2020 e maio de 2021, os preços da soja e do milho aumentaram mais de 86% e 111%, respectivamente.

Técnicos do Fundo Monetário Internacional acreditam, a partir desses aumentos, que a inflação dos alimentos ao consumidor suba novamente no restante de 2021 e 2022. “De fato, o recente aumento acentuado dos preços internacionais dos alimentos já lentamente começou a influenciar os preços ao consumidor doméstico em algumas regiões já que os varejistas, incapazes de absorver os custos crescentes, estão repassando os aumentos aos consumidores”, informa o FMI.

Os repasses dos aumentos dos produtores para os consumidores não são imediatos nem integrais, pois há outros custos embutidos (frete, embalagem etc.). Mas eles virão, pressionando a inflação. Como a maioria das commodities alimentares é negociada em dólares, a cotação da moeda tem papel paralelo.

 

Dona Abril

Ciro foi ridicularizado nas eleições por ter prometido tirar a Dona Maria do SPC. Ela pegou 500 reais emprestado no banco e hoje deve 10 mil. Agora, Paulo Guedes, ídolo do Partido Novo, tirou a revista Veja do SPC: 70% de desconto em dívida de 830 milhões da Abril com a Fazenda.

 

Rápidas

O consultor Luiz Affonso Romano ministrou nesta sexta a 4ª aula do curso online de Desenvolvimento de Consultores no IBEFRio. Romano formatou o curso para executivos em transição de carreira, aposentados com larga experiência no mundo corporativo e pessoal militar da reserva ou reformados que desejam migrar para a consultoria *** Aasp realizará dia 28, às 19h, o webinário “Lei 14.112/2020: inovações no regime jurídico da falência e recuperação judicial e extrajudicial de empresas” *** Nesta segunda, às 18h, a FGV Energia e o Sindigás recebem o diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, para falar sobre o mercado de GLP e as práticas regulatórias do setor, pelo canal da FGV no YouTube *** Otto Licks e Roberto Rodrigues, sócios do escritório Licks Attorneys, ministram o webinário “O impacto da decisão do STF sobre o prazo da patente”, nesta segunda, às 15h. Inscrições aqui *** Bayard Do Coutto Boiteux é o próximo convidado do projeto “A menor distância entre o estudante e o profissional de Turismo”, promovido pela Escola Técnica Cieth, nesta terça-feira. Inscrições aqui *** Neste sábado, às 15h, o West Shopping, em Campo Grande (RJ), recebe no Clube Xadrez Carioca o seu primeiro torneio de xadrez, destinado a todos os níveis de conhecimento *** Neste sábado, às 10h30, Leonardo Locatelli participa de uma roda de conversa sobre gestão financeira e empreendedorismo para profissionais que atuam na área de tradução. O evento é promovido pelo curso Tradução&Arte. Inscrição aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás