Allianz: lucro líquido avançou 10,1% e alcançou 10 bilhões de euros

99

A Allianz registrou em 2024 lucro operacional de16 bilhões de euros, aumento de 8,7% em relação ao ano anterior. Todos os segmentos contribuíram, sendo P&C o seu principal impulsionador. O lucro líquido básico dos acionistas avançou 10,1%, atingindo um patamar fortíssimo de 10 bilhões de euros, puxado pelo crescimento do lucro operacional e por um resultado não operacional mais elevado.

O lucro líquido atribuível aos acionistas aumentou 16,3%, indo para 9,9 (8,5) bilhões de euros.

O lucro básico por ação (EPS)2 subiu para 25,42 (22,61) euros. O retorno básico sobre patrimônio líquido (RoE)² aumentou para 16,9% (16,1%).

O Conselho de Administração propõe para 2024 um dividendo por ação de 15,40 euros, ou seja, um aumento de 11,6% em relação a 2023. Em 27 de fevereiro de 2025, a Allianz anunciou um novo programa de recompra de ações de até 2 bilhões de euros. No mesmo trimestre o lucro operacional somou 4,2 bilhões de euros. O forte aumento de 10,9% foi puxado essencialmente por P&C, mas todos os segmentos contribuíram.

Espaço Publicitáriocnseg

O lucro líquido básico dos acionistas ficou em 2,4 (2,4) bilhões de euros, um aumento de 3,5%.

O lucro líquido atribuível aos acionistas subiu para 2,5 (2,2) bilhões de euros, impelido pelo lucro operacional mais elevado e por um melhor resultado não operacional. O coeficiente de capitalização Solvency II permaneceu elevado, registrando 209% no final de 2024 (3Q 2024: 209%³).

Em 2024 o volume total de negócios teve forte aumento de 11,2%, totalizando 179,8 bilhões de euros. Com os ajustes para conversão cambial e efeitos de consolidação, o crescimento interno ficou em 11,9%. O nosso negócio de Vida/Saúde foi o principal impulsionador, com forte contribuição também do segmento P&C.

N 4T 2024: crescimento de 16% no volume total de negócios, perfazendo 45,9 bilhões de euros. Com os ajustes por conversão cambial e efeitos de consolidação, o crescimento interno chegou a 16,2%, acelerando ainda mais a performance que já vinha forte nos primeiros nove meses (9M 2024: 11,1%). O segmento Vida/Saúde foi o principal impulsionador, juntamente com P&C que também contribuiu de forma acentuada.

“Em 2024, a Allianz entregou mais um conjunto de resultados financeiros recordes, ancorados em um forte desempenho em todos os segmentos, na satisfação dos clientes em nível sustentadamente elevado e no envolvimento recorde dos colaboradores. A Allianz continua sendo o parceiro de confiança preferido por nossos clientes em um contexto global em que as catástrofes naturais em níveis acima da média, os conflitos armados e a crescente polarização continuam a criar uma volatilidade considerável”, afirma Oliver Bäte, CEO do Grupo Allianz..

Segundo o executivo, estas condições reforçam a necessidade daquilo que a Allianz oferece aos seus clientes e ao mundo: um futuro mais seguro que se traduz em mais prosperidade. “A nossa estratégia atualizada, recentemente anunciada durante o nosso Dia do Mercado de Capitais, sublinha a nossa convicção no crescimento e a confiança na nossa resiliência e em nossas capacidades. À medida que percebemos o valor das nossas aprofundadas relações com os clientes, elevamos as nossas ambições de proporcionar um crescimento ainda mais eficiente em termos de capital nos próximos trimestres e anos”, ressalta Oliver Bäte.

“Os excelentes resultados da Allianz em 2024 e a consistência da nossa entrega reforçam mais uma vez a nossa capacidade de criar valor sustentável para todos os stakeholders envolvidos no nosso sucesso. Em um ambiente de crescimento econômico moderado e níveis significativos de catástrofes naturais, nós obtivemos lucro operacional e resultados líquidos recordes. Todos os segmentos encerraram o ano acima dos pontos médios das suas metas de lucro operacional, o que demonstra a resiliência do nosso modelo de negócios. Com base em nossos sólidos alicerces, entramos confiantes em 2025. No nosso Dia do Mercado de Capitais, em dezembro, elevamos as nossas ambições e estamos empenhados em continuar gerando retornos atraentes para os nossos acionistas”, afirma Claire-Marie Coste-Lepoutre, CFO do Grupo Allianz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui