Os protestos populares preocupam o Fundo Monetário Internacional (FMI), que vê uma retomada da agitação social após uma redução acentuada durante a pandemia. “Este ano, grandes e longas manifestações antigovernamentais ocorreram em algumas economias avançadas onde a agitação é relativamente rara, como Canadá e Nova Zelândia”, ressalta Jeff Kearns, editor-chefe do Blog do FMI.
O Reported Social Unrest Index do FMI mede menções na mídia de palavras associadas a distúrbios em 130 países. A fração de países com grandes picos nesse índice, que normalmente reflete grandes eventos de agitação, subiu para cerca de 3% em fevereiro, próximo de seus níveis mais altos desde o início da pandemia.
Nos próximos meses, a frustração do público com o aumento dos preços dos alimentos e dos combustíveis pode aumentar. “Aumentos acentuados de preços de alimentos e combustíveis foram associados a protestos mais frequentes no passado”, relata o blog.
O FMI acha que agitação pode ter um impacto econômico negativo: 18 meses após os eventos mais graves de agitação, o Produto Interno Bruto é cerca de 1 ponto percentual menor. O Fundo, por óbvio, não apresenta o impacto social dos aumentos de preços e da desigualdade, o motor por trás dos protestos.
Bons tempos
Idealizada por Celso Furtado e criada em 1959 por JK para fomentar o crescimento econômico e reduzir as desigualdades regionais no Brasil, a Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) será tema do Seminário de Tropicologia, iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em “Sudene: Passado e Futuro”, no próximo dia 31, 14h30, na Sala Gilberto Freyre, no campus de Casa Forte.
Prêmio
As seguradoras aproveitaram o aumento nos preços de automóveis, novos e usados, para jogar para cima os preços dos seguros. Há registros de alta superior a 100%, muito acima do mercado de carros.
Rápidas
O presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes), desembargador Marcelo Buhatem, lança, 6 de junho, a Revista Andes. A publicação aponta que apenas 30 empresas são responsáveis por 70% de processos que tramitam pelo Judiciário, sendo que, 50% dessas ações dizem respeito a execuções fiscais *** O Assaí Atacadista promove sua Campanha do Agasalho. Até 31 de maio, todas as lojas no País contarão com postos de doação *** A Gouvêa Foodservice realizará nesta terça-feira o “Foodservice Executive Summit”, em Chicago (EUA), que funcionará como uma síntese da NRA Show 2022, que acontece na mesma cidade, de 21 a 24 de maio *** André Issa é o novo membro regional da Comissão de Relacionamento no TRT 15ª Região. A comissão foi nomeada pela presidente da OAB SP, Patrícia Vanzolini, para intermediar o relacionamento dos advogados com juízes e desembargadores *** No dia 28, às 10h, a Agência Trinity retorna com seu Projeto Carroselfie, oferecendo oficinas gratuitas de mobigrafia (foto com aparelho celular) na Biblioteca Parque Rocinha C4. Interessados poderão se inscrever no local, gratuitamente, 1 hora antes.