Alternativas à falência do sistema financeiro

Continuação da especulação leva à guerra, advertiu polêmico economista.

Neste final de semana, o Instituto Schiller realiza a conferência internacional “Não pode haver paz sem a reorganização por falência do sistema financeiro transatlântico moribundo”. O polêmico economista Lyndon LaRouche – que faria 100 anos em 2022 – advertiu, ao longo de décadas, que a continuação da especulação financeira e do sistema de câmbio flutuante, consagrado após agosto de 1971, levaria necessariamente à guerra – “e muito possivelmente à guerra termonuclear” – juntamente ao colapso drástico da economia física mundial e à morte de milhões e até bilhões de seres humanos através da fome e pandemias.

Entre os debatedores, Helga Zepp-LaRouche, fundadora, Instituto Schiller; coronel Richard Black, antigo chefe da Divisão de Direito Penal do Exército dos EUA no Pentágono, cujo vídeo sobre a guerra na Ucrânia viralizou; e Jay Naidoo, ministro no governo de Nelson Mandela, África do Sul.

Do Brasil, o único conferencista será Felipe Maruf Quintas, professor de Ciência Política, colaborador habitual do Monitor Mercantil (atualmente publicando a série “Teoria do Estado Nacional”). Ele falará sobre “O Papel do Brasil no Diálogo das Civilizações e na Economia Física Mundial”.

O evento será transmitido pela internet em inglês, com interpretação simultânea em espanhol, e começa às 10h (horário de Brasília). Inscrições aqui.

 

Digital em passos de cágado

A excessiva morosidade na digitalização de processos por parte do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) levou as comissões de Prerrogativas e de Celeridade Processual da OABRJ a enviar ofício ao desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, que preside o tribunal, pedindo medidas que permitam a aceleração do processo de digitalização. Há relatos de processos que se estenderam por mais de 20 meses na Central de Digitalização.

 

Quanto antes

Quem perdeu o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda deve correr para regularizar sua situação: a multa, que vai de R$ 165,74 até 20% do valor devido, é gerada na hora da entrega da declaração em atraso e deve ser paga em até 30 dias. Caso passe este prazo, o valor será acrescido de juros com base na Selic, esclarece Alice Porto, a Contadora da Bolsa.

Se demorar mais de 20 meses para regularizar a situação, o contribuinte poderá sofrer processos de sonegação fiscal. O investidor de Bolsa de Valores que não entregou no prazo corre o risco de cair na malha fina e ter suas contas bancárias bloqueadas pela Receita. Em casos extremos, pode ter o CPF bloqueado.

 

Sem mobilização

Onde estavam Lula e Ciro Gomes enquanto a Eletrobras era privatizada “na maciota”?

 

Rápidas

O ITCN acaba de lançar livro que reúne 12 artigos sobre Meios de Pagamento e o Futuro do Dinheiro (Editora Liber Ars), com objetivo de aprimorar a segurança do ambiente de negócios *** De 28 a 31 de julho, acontecerá em São Paulo o Masterclass – evento de atualização terapêutica e inovação científica para a prática clínica. Inscrições aqui *** Termina neste domingo o Mercado de Vinhos, no Parque de Exposições, em Petrópolis, parte do Serra Wine Week.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Triste realidade

Em cada 4 bairros do Rio, 1 tem milicianos ou traficantes

Pré-candidatura de Ceciliano ao Senado ganha apoio na Região Serrana

Prefeito do PSB vira as costas para candidato do partido.

Poderes…

‘Como são lindos como são lindos os burgueses’

Últimas Notícias

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência

Comércio varejista tem prazo até 30 de junho de 2023 para continuar vendendo os produtos com a etiqueta antiga.

Mercado pet deve crescer 14% em 2022

Chile é o país que mais importou produtos pets brasileiros no primeiro trimestre; setor prevê novas exportações neste ano.

FGTS vira moeda do governo para movimentar a economia

Atualização monetária das contas do Fundo não acontece e trabalhador continua no prejuízo.

EUA: tiroteio em escola bate maior número em 20 anos

Segundo relatório, houve apenas 23 incidentes com vítimas fatais durante o ano letivo de 2000/2001.

Bebidas Online busca captar R$ 2 milhões com pessoas físicas

Com crescimento projetado de 19% para 2022, startup de delivery de bebidas usará recursos nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos e expansão do time