Alternativas ao discurso único

114

Amigo da coluna analisa que a derrota da grande mídia nas eleições norte-americanas mostra não apenas o descasamento entre a imprensa e seu público, mas também a sua perda de relevância. Trump teve apoio de apenas um entre os 100 maiores jornais dos Estados Unidos e também sofreu forte oposição dos canais de TV e rádio, mas conseguiu colocar sua mensagem junto aos eleitores. Mais uma demonstração de que alternativas à corrente principal estão ganhando corpo, ainda que de forma inconsistente, em muitos casos parcial e restrita. Mas não é assim o noticiário dos grandes grupos de comunicação, parcial e dirigido? O que há agora é espaço para o contestatório. Não é a internet que está matando a mídia tradicional. Ela está se suicidando.

Auto curto-circuito

O caso narrado abaixo ajuda a dirimir antiga dúvida: são as agências reguladoras, tais como funcionam no Brasil, representantes dos clientes junto às empresas ou agentes dessas em relação aos consumidores? Por motivo de viagem, leitor da coluna solicitou à Light, em 21 de julho – Protocolo 01964518 – a cobrança, em débito automático, da conta a vencer em 24 de agosto. Ao voltar, constatou que a empresa não cumprira com o compromisso, o que o obrigou a efetuar diretamente o pagamento cinco dias após o vencimento. No mesmo dia, lembrou à Light – Protocolo 020852415 – que o atraso se devia a falha da empresa e, por isso, alertava para a não cobrança de encargos na conta de setembro. Apostem o que ocorreu naquele mês?

Mostrando que a empresa não apenas cumpre o que promete, mas tem leitura pouca atenta às demandas dos clientes, a companhia, diante da nova reclamação, se limitou a reenviar a conta de setembro, com os mesmos encargos e multas, apenas com prazo mais elástico de pagamento. Diante da cobrança incorreta, o pagamento não pôde ser feito.

Espaço Publicitáriocnseg

Sindicato das eletros

Maior, porém, foi a surpresa (?) do cliente, que, após reclamar da cobrança indevida junto à Aneel – Protocolo 010.095.79416.30 – recebeu desta e-mail reproduzindo o argumento da Light, sobre o atendimento do prazo para pagamento, aparentando sequer ter lido o cerne da argumentação, de que o problema decorria da não cobrança em débito automático, questão facilmente verificável mediante o acesso à gravação em poder da Light.

Agora, a empresa, além de não enviar a guia de setembro com o valor correto – a de outubro foi paga normalmente – ameaça cortar a energia do cliente que, em plena tsunami de inadimplência no país, gostaria apenas de pagar, em dia, suas contas. Diante do alinhamento da Aneel com a Light, resta ao cliente recorrer à Justiça, para ser indenizado pela empresa. Já sobre o papel da Agência, este está didaticamente esclarecido.

Mobilização

As centrais sindicais farão o Dia Nacional de Luta pelos Direitos, em 25 de novembro. Serão realizadas manifestações e atos pela manutenção dos direitos dos trabalhadores nas capitais dos estados e em várias outras cidades.

Não vamos medir esforços para estas mobilizações. A intenção é explicar, com muita clareza, para a classe trabalhadora, as mudanças que o governo pretende fazer, entre elas a reforma da Previdência e a trabalhista”, diz a Força Sindical em nota.

Cultura Viva

Perante um público de 500 pessoas, Sergio da Costa e Silva recebeu em Madrid, nesta terça-feira, o Prêmio Cultura Viva na categoria Lazos Hispanicos, por seu trabalho no Música no Museu e no RioHarpFestival. É o primeiro brasileiro a ser homenageado nos 25 anos da premiação.

Chave do cofre

Do ex-ministro e quase ex-brasileiro Roberto Mangabeira Unger, ao ser perguntado sobre as propostas econômicas de Michel Temer: “O governo que acaba de ascender na onda do desastre apresentou como fórmula o corte das despesas públicas, condição necessária, porém radicalmente insuficiente. Ao cingir-se a essa fórmula, as forças que tomaram o poder decretaram falência intelectual: não têm a menor ideia do que fazer, a não ser trancar o cofre e deixar chaves nas mãos dos credores da dívida pública, na esperança vã de que tanta obediência produza muito investimento. O resultado desabará sobre a cabeça da maioria trabalhadora.”

Rápidas

A Thyssenkrupp abriu inscrições para a edição 2017 de seu Programa Corporativo de Trainee “Create (y)our future!”. As vagas são para jovens com formação superior concluída entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016 em diversos cursos. Inscrições até 5 de dezembro no site www.across.com.br/thyssenkrupp *** Papai Noel chega ao Shopping Jardim Guadalupe (RJ) dia 15. A festa começa às 18h30 *** Tributação sobre Energia Elétrica é o curso que o Ibef-Rio realiza de 21 a 24 de novembro, entre 18h e 22h. Será na Av. Rio Branco 156, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro *** Na esteira da pindaíba em que o Governo Temer está jogando o país, surge espaço para os que defendem a legalização dos jogos de azar. A terceira edição do Brazilian Gaming Congress (BgC) acontece de 20 a 22 de novembro no Tivoli Mofarrej, em São Paulo (SP).O tema é “Ampliando sua visão”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui