Aluga-se

Galpões que eram alugados por R$ 14 o metro quadrado no início de 2008, finalizaram o ano na faixa de R$ 20 o metro quadrado, segundo a consultoria Colliers International, que afirma que a demanda por áreas industriais aumentou muito durante o ano passado. A previsão para o primeiro semestre de 2009 é que o quadro no setor se mantenha estável. O motivo é a alta demanda e baixa oferta. As rodovias Anhanguera, Castello Branco e Bandeirantes tiveram forte procura, mas também se percebe uma alta significativa para a Régis Bittencourt, a Anchieta e a Imigrantes, que são cortadas pelo trecho Sul do Rodoanel, cujas obras devem ser concluídas até 2010.

Abóboras
Incensadas durante o período da bolha das commodities e da farra financeira como paradigmas da excelência da gestão privada sobre a pública, as empresas privatizadas são as primeiras a demitir nos primeiros momentos da crise. Nessa hora, em lugar de queimar parte da gordura dos gigantescos lucros acumulados nos anos de luxúria, prefere dispensar empregados, contribuindo para agravar a tragédia social brasileira e encolher o mercado interno.

Os resilientes
Além de perder o emprego, funcionários de ex-estatais são obrigados a conviver com as escusas do burocratês. A Embraer, por exemplo, ao lamentar a demissão de cerca de 4 mil funcionários, alegou que, por 90% das suas vendas dependerem de exportações, nem a “resiliência do mercado interno à crise” poderia evitar as dispensas. Resta saber se, sem os empréstimos subsidiados do BNDES, a Embraer privatizada seria resiliente o suficiente para enfrentar a concorrência externa.

Liberdade
A partir de 2 de março, a desagradável e cara vistoria anual obrigatória dos veículos no Rio de Janeiro poderá ser efetuada em qualquer um dos postos do Detran-RJ, independentemente do município de registro do veículo. Assim, segundo o presidente do órgão, Fernando Avelino, um veículo com registro, por exemplo, em Duque de Caxias poderá ser vistoriado em outro município onde haja posto, bastando, para isso, que seu proprietário tenha feito o agendamento. O Detran-RJ anunciou que funcionará na Quarta-feira de Cinzas – padrão da nova administração do departamento.

Dia útil
O projeto que proíbe novos feriados no Rio de Janeiro foi aprovado pela Assembléia Legislativa e vai para a sanção do governador Sérgio Cabral.

Marca
O sistema Roll-On é novamente uma das três marcas mais lembradas em sua categoria (Cobertura) por profissionais e estudantes da área de construção, de acordo com o prêmio Top Marcas 2009, oferecido pela Arco Editorial. Desde 2005 o Roll-on, da Marko Sistemas Metálicos, figura entre os líderes do ranking.

Rebaixadas
Se o histórico antes de 2007 não fosse suficiente, depois dos acontecimentos dos dois últimos anos as agências de classificação de risco já merecem ser rebaixadas à categoria subprime, ou, falam alguns mais radicais, a junk.

Artigo anteriorFumaça distorcida
Próximo artigoNota
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.