Aluguel consignado

O aluguel residencial poderá ser descontado diretamente na folha de pagamento do locatário. É o que prevê o Projeto de Lei 7266/10, em trâmite na Câmara dos Deputados. A proposta limita o débito a 25% da remuneração líquida do inquilino (deduzidos a contribuição previdenciária e o IR). O advogado Marcelo Dornellas, especialista em Direito Imobiliário, afirma que a mudança pode substituir a caução, o fiador ou o seguro fiança. Talvez isso seja verdade para funcionários públicos; para trabalhadores da iniciativa privada, mais próximo da realidade será manter a exigência de fiador, além de descontar o aluguel na folha.

Dinossauros
Economistas ortodoxos fingem ou não aprendem com as experiências recentes. Em entrevista a uma rádio, um professor de Economia desdenhou a preocupação com o rombo nas contas externas e ironizou a defesa de superávit na balança comercial. Não precisa voltar muito no tempo: em 1999, o Brasil ficou de quatro com a falência da política do Napoleão de hospício, para quem contas externas superavitárias eram coisa de saudosistas.

Alternativa
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as terapias de saúde alternativas podem chegar ao terceiro lugar no ranking das profissões mais procuradas, “já que suas práticas tratam 80% das doenças que afligem o mundo moderno”, afirma o coordenador dos cursos de terapias naturais da Universidade Castelo Branco (UCB), Paulo Roberto Botelho.
No Estado do Rio de Janeiro, a Lei 5.471/09, em fase de regulamentação, autoriza todos hospitais públicos a implantarem o Programa de Terapias Naturais. De olho nos novos serviços, a UCB ampliou a oferta de 12 cursos básicos, como Drenagem Linfática Manual, Massoterapia Ayurvédica, Terapia Ortomolecular e Shiatsu.
Mas o otimismo pode ser exagerado. Uma lei de 1999, que criou o serviço de acupuntura nas unidades hospitalares do estado, só foi regulamentada em 2002, e praticamente jamais foi aplicada, devido ao corporativismo dos médicos.

SP via São Pedro
A Prefeitura de São Pedro, a 190 km de São Paulo, entrou na disputa pela crescente demanda de vôos para o interior paulista. A cidade iniciou este mês uma reforma no aeroporto para melhorar a capacidade de receber aviação executiva e desportiva experimental, possibilitando vôos de paraquedismo e balonismo. “O aeroporto de São Pedro tem um caráter turístico, mas essa reforma atraiu a atenção de vários investidores que, além de fortalecer o turismo, trarão o desenvolvimento econômico, gerando empregos e renda para o município. São Pedro torna-se uma das poucas cidades na região com estrutura de aeroporto, possibilitando tornar-se um novo polo nessa área”, afirmou o prefeito de São Pedro, Eduardo Modesto.

Simulado
Quais os critérios para definir a remuneração de uma empresa de factoring? Esse é o tema de Contrato de factoring (Saraiva), de Marcelo Negri Soares. O autor chama a atenção para o fato de alguns empresas do setor terem passado a também atuar no mercado bancário, recorrendo a cláusulas contratuais para simularem contratos de factoring: “Nesse caso, fica patente a abusividade de cláusulas e até do contrato como um todo, pois a parceria que deveria existir entre a faturizadora e o faturizado não se estabelece adequadamente”, salienta Soares, doutorando em Direito pela PUC-SP.

Keynes na pauta
A Associação Keynesiana Brasileira (AKB) realiza, entre os próximos dias 11 e 13, em São Paulo, seu III Congresso em São Paulo. Durante o evento, será lançado o livro Planejamento e Desenvolvimento, produzido pelo Ipea em parceria com a Associação de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE), com entrevistas com personalidades que atuaram na área de planejamento estatal, como Carlos Lessa, Aloízio Teixeira e João Paulo dos Reis Velloso. Entre os palestrantes estrangeiros, destaca-se Miguel Huerte, da Universidad Autónoma de Barcelona

Sem pensamento único
Embora performance em debate não seja sinônimo de voto, o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, marcou pelo menos um gol: em rede nacional, anunciou ao eleitorado que, diferentemente do que a cobertura chapa branca quer fazer crer, o país não tem apenas três candidatos.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAlinhamento
Próximo artigoGarrote total

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

Metrô: Estação Presidente Vargas vai se chamar Saara

PL segue para segue para o governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para sancionar ou vetar.

Mais um evento no Rio

Expectativa é receber cerca de mil empresas do setor de supermercados.

Check-up do acerto de contas com o Leão

Por Sandro Rodrigues

A nova revolução do setor contábil

Por Mauricio Frizzarin.