Aluguel por temporada impulsiona retomada do turismo

725
Passageiros em aeroporto (Foto: Fernando Frazão/ABr)
Passageiros em aeroporto (Foto: Fernando Frazão/ABr)

Apesar do impacto negativo gerado pela pandemia de Covid-19, o setor do turismo no país registrou, em maio de 2021, um faturamento de R$ 9,3 bilhões – o valor é 47,5% superior ao assinalado no mesmo período em 2020, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).

Segundo Thiago Moresqui, sócio-fundador do Casa Temporada, a movimentação do turismo pode ser justificada pelo crescimento do mercado de aluguel por temporada. “Com os hotéis fechados ou atuando com capacidade reduzida, os imóveis para locação por temporada ganharam destaque e se tornaram uma ótima opção para as pessoas que desejam sair da rotina”, diz.

Para ele, o fato de as pessoas estarem passando mais tempo juntas dentro de casa devido à pandemia de Covid-19 fez com que a busca por alternativas de lazer – que incluem viagens em família – se tornasse um grande desafio. Por isso, opções mais reservadas, como o aluguel de imóveis por temporada, passaram a ser mais consideradas.

“Com casas particulares, a exposição ao vírus é menor. Além disso, é possível adaptar a própria rotina ao novo ambiente. Com isso, o mercado de aluguéis para temporada teve um crescimento de 2.000%. Vimos o aumento no número de imóveis para locação e também no volume de viajantes – principalmente para campo e montanhas”, explica.

Espaço Publicitáriocnseg

Os dados acima dispostos foram extraídos da plataforma Casa Temporada, que também constatou que os imóveis são procurados e escolhidos a partir das seguintes considerações: localização, condições, conforto, lazer, garagem, preço e permissão de animais.

De acordo com o buscador Kayak, a busca por hospedagem está em alta entre os brasileiros. De acordo com um novo levantamento que compara o mês de maio em relação ao mês de março de 2021, a pesquisa por pousadas na plataforma cresceu nove vezes mais, enquanto as buscas por hotéis aumentaram oito. Procuras pelas categorias hostel e aluguel de temporada também tiveram crescimento expressivo de sete vezes mais em relação ao mês de março.

Segundo a plataforma, todas as categorias de hospedagem registraram alta de março a maio de 2021: hotéis foram os preferidos no share total de buscas, com 48%, seguidos por aluguel de temporada, com 20%, pousadas, com 17%, resorts, com 9%, hostel, com 6% e aparthotéis, com 1%. Ou seja, nos últimos três meses, a grande maioria dos turistas do Brasil ainda buscam por hotéis e aluguel de temporada na plataforma, mas o crescimento mais expressivo foi por pousadas, que é a terceira categoria mais buscada.

Dentre os destinos mais buscados por meio de hospedagem, na categoria hotéis, Miami (EUA), Campos do Jordão (SP) e Gramado (RS) lideram. Para pousadas, Campos do Jordão e Gramado surgem novamente, mas agora dividindo as preferências dos hóspedes com Monte Verde (MG). Na categoria de aluguel de temporada, novamente a cidade do interior paulista e o destino gaúcho dividem o topo, desta vez com Fortaleza (CE). Já entre os destinos favoritos para quem busca resorts, Cancun (México) lidera, seguida por Praia do Forte (BA) e Angra dos Reis (RJ).

A alta nas buscas de hotéis em Miami e resorts em Cancún vai ao encontro dos dados do mapa de tendências de viagens do Kayak, que mostra uma evolução também nas pesquisas por passagens internacionais nos últimos meses. Porém, antes de concluir a compra para um destino internacional, a pedida é consultar o mapa de restrições e conferir como está a situação em cada país.

O destaque nacional ficou com Campos de Jordão e Gramado, ambas no Top 3 em três categorias diferentes de hospedagens. Além de dividirem o protagonismo nas categorias hotel e pousada, os destinos ainda estão entre os mais buscados para aluguel de temporada, que engloba apartamentos, casas de férias, chalés, cabanas, condomínios e casas de família.

Leia também:

Crescimento do mercado de cosméticos na crise

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui