Além da Bahia

Grandes redes de varejo estão de olho no Nordeste, especialmente onde têm menos presença (Piauí e Maranhão). A exemplo dos grandes fabricantes de cerveja, que compraram as indústrias locais e estão ampliando instalações, as lojas de varejo começam a buscar oportunidades de compra.

Geral
“O escândalo não é do DEM ou de outro partido qualquer. O que está em julgamento é o sistema político, os políticos como um todo. Os fatos amplamente divulgados infelizmente não são únicos ou isolados. São episódios já contumazes na estrutura da política brasileira. Neste aspecto, concordo com o presidente Lula. As falcatruas precisam ser apuradas e os culpados, severamente punidos”, disse o Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, ao comentar o “panetone” do Arruda. “Mas teremos pouca ou nenhuma esperança que ocorrências como estas não voltem em breve a acontecer, enquanto o Congresso Nacional não se debruçar para valer em torno de uma bem estruturada reforma política. Mas tem que ser uma reforma política séria e capaz de manter a correspondência entre os mais profundos desejos do eleitor ao depositar seu voto e o resultado final das urnas.”

Futuro sombrio
O slogan “Metrô do Futuro” – utilizado pela concessionária do metrô carioca para divulgar seus serviços – não condiz com o que espera os usuários no subterrâneo. Quarta e quinta, por exemplo, o que se viu foi um “metrô medieval”. Os intervalos entre as composições beiravam os 10 minutos. E, quando vinha uma unidade, para desespero dos usuários, estava quebrada, sem ar-condicionado e sem pressão pneumática. Resultado: a espera demorava ainda mais e, quando vinha outra composição, já estava lotada.

Apertado
E, por falar em Metrô do Rio, cabe uma pergunta que não quer calar: cadê os banheiros nas estações?

Engarrafados
Mês passado, completaram-se dois anos que a Guarda Municipal assumiu o controle do trânsito do Rio de Janeiro, em substituição à Polícia Militar. Da mudança, uma certeza: o trânsito piorou tremendamente. Quem circula pelo Centro da cidade, particularmente, na hora do rush, raramente enxerga algum guarda municipal. Com o aumento do número de veículos nas ruas com a proximidade do Natal, será mais fácil esbarrar no Papai Noel, que também, certamente, será uma figura mais presente na cidade que o prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Gestão melhor
Os aspectos legais e contábeis da gestão empresarial são destaque em evento que a Associação Comercial do Rio de Janeiro e o Sebrae irão realizar este mês. Uma das palestras será “A importância da contabilidade como instrumento de gestão”, ministrada pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ), Lindberger Augusto. O Programa de Aperfeiçoamento em Gestão Empresarial acontecerá nesta segunda-feira. Mais informações em www.sebraerj.com.br

Bastião
Às vésperas de completar seu primeiro ano de vigência, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa continua a esbarrar em focos de resistência. A editora Graphia, por exemplo, elegeu o tema para estrear o espaço Temas & Reflexões, fórum eletrônico sobre matérias de interesse nacional, dentro da sua página na Internet – www.graphia.com.br. Uma das preocupações da editora é sobre o que fazer com os livros impressos na antiga ortografia: “Vamos fazer uma grande fogueira com os antigos exemplares?”, indaga a editora.

Afunilamento
A preocupação com o encontro de torcidas rivais durante o trajeto para o Engenhão e para o Maracanã, neste domingo, no Rio, tem um ponto a mais a merecer a atenção da Polícia Militar. As obras que o governo estadual realiza perto da Praça da Bandeira, para ampliar o metrô, afunilam as pistas da Avenida Radial Oeste. Em dias normais, resultam em lentidão do trânsito. Em dia de partidas decisivas do Brasileiro, reunindo as torcidas de Botafogo, Palmeiras e Flamengos, espera-se, não tenham maiores consequências, além de consumir a paciência dos motoristas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorClimategate
Próximo artigoGuerra da comunicação

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Conversa com Investidor: BrasilAgro (AGRO3)

Por Felipe Cavalcanti, analista da Trade Machine

Eleitores brasileiros no exterior

Por Bayard Boiteux

‘Vices’ assumem e dão show de competência

Por Sidney Domingues e Sérgio Braga.

PEC 05, verdadeiro ataque à independência do MP

Por Paulo Alonso.

Como começar um negócio alinhado com a pauta ESG

Por Jandaraci Araújo.