Alvejados

Apesar da intensa campanha dos “jornalões” contra a venda de armas para a população se defender da violência, as enquetes feitas nos sites dos meios de comunicação mostram a quantas léguas estão a opinião dos editores da dos seus leitores. No sítio do Jornal do Brasil, por exemplo, apenas 5% responderam “sim” à pergunta “A venda de armas deve ser proibida no país para conter a violência urbana?”; 95% assinalaram “não”. O Globo, comandante da campanha contra armas, fez enquete semelhante, mas o resultado foi convenientemente esquecido.

Até tu
Até o governo dos Estados Unidos já afirma que a recente queda da inflação no Brasil abre espaço para um corte da taxa básica de juros da economia (Selic). “O continuado progresso do governo em conter a inflação permitirá promover reduções na taxa de juros Selic, o que terá um impacto direto na queda dos custos de empréstimos”, disse Randal Quarles, secretário-assistente para Relações Internacionais do Tesouro dos Estados Unidos. Quarles discursou na Câmara Brasil-Estados Unidos de Comércio, em Nova York.

Quinto Poder
O comportamento da mídia em alguns dos mais polêmicos casos que envolveram a opinião pública nos anos 90 – como os escândalos do Bar Bodega, Escola Base e a CPI do ex-presidente Fernando Collor – estará em O jornalismo dos anos 90 (Editora Futura), novo livro de Luís Nassif, coletânea de textos escritos pelo jornalista na última década. Nassif mostra que, inúmeras vezes, a imprensa comete barbáries ao tentar exercer o papel do Poder Judiciário.

Vaga executiva
Cerca de 23 empresas já estão confirmadas para a Semana de Recrutamento 2003 do Instituto Coppead/UFRJ, quando poderão ser selecionados formandos do mestrado da instituição para cargos executivos com salários compatíveis com o mercado. Entre as companhias que participarão pela primeira vez no processo de seleção está o grupo Pão de Açúcar. A expectativa dos alunos é de que 80% da turma esteja empregada em até 60 dias após o evento, na próxima semana.

Arraial
A Companhia Docas do Rio de Janeiro marcou para os dias 25, 26 e 27 deste mês – de sexta-feira a domingo – o 1° Arraial da Comunidade Portuária. Será no Armazém 6, com entrada pela Avenida Rodrigues Alves, na Praça Mauá. O evento tem como objetivo “integrar a comunidade portuária, incentivando o bom relacionamento entre funcionários e seus familiares”. O Arraial também ajudará na campanha do Programa Fome Zero: como entrada, será cobrado um quilo de alimento não perecível – que será distribuído à comunidade da região – para cada adulto que for ao evento.

Dobro
A fabricante de processadores para computador AMD anunciou que o lançamento mundial do AMD Athlon 64 para PCs de mesa e portáteis acontecerá no dia 23 de setembro. O processador será o primeiro de 64 bits para PC com compatibilidade com os de atuais, de 32 bits, ou seja, é compatível com as aplicações existentes no mercado.

Alca e Bush
O cientista político Arturo Valenzuela debate hoje, com empresários brasileiros e norte-americanos, sobre a questão da diplomacia brasileira no governo Bush, as divergências sobre a Alca e a influencia política do Brasil na América Latina. Valenzuela foi um dos principais mentores da política dos EUA para a AL no governo Clinton. A reunião será na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Vai e volta
A confusa situação do fornecimento de energia no estado norte-americano da Califórnia vai produzir uma solução inusitada: gás será fornecido pelos EUA para usinas em Rosarito e Mexicali, no México. A partir ainda desse verão (lá de cima), essas usinas enviarão toda ou parte da eletricidade produzida para a Califórnia.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRisco México
Próximo artigoSem-canudo

Artigos Relacionados

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Inflação engorda lucros de bilionários de energia e alimentos

Fortunas dos ricaços desses 2 setores aumentaram US$ 1 bilhão a cada 2 dias desde 2020.

Últimas Notícias

Exterior cauteloso pode prejudicar negócios locais

Índices futuros acionários em Nova Iorque operam em queda significante: temores relacionados a uma possível recessão nos EUA.

Marrocos quer se desenvolver como polo de tecnologia

Setor digital emprega 120 mil pessoas no país; país tem investido em acordos e memorandos para aumentar investimento na área.

Ipea prevê crescimento de 1,8% para o PIB em 2022

Setores de agropecuária e industrial devem mostrar relativa estabilidade; ´para 2023, a estimativa é de variação positiva de 1,3%.

Receita paga hoje restituições do segundo lote do IR

Estão sendo depositados R$ 6,3 bi a 4,25 milhões de contribuintes; já o prazo de entrega da declaração anual do MEI termina nesta quinta.

Crise leva 65% dos brasileiros a comprarem marcas mais baratas

Inflação derruba poder de compra, mas é favorável a investimento; para Proteste, dificuldade em pagar contas também é consequência da crise.