28.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 24, 2021

Alvo propositalmente errado

Diante do espantoso número de armas desviadas das empresas privadas de segurança no Rio de Janeiro nos últimos dez anos – 17 mil, ou seja, 1,7 mil por ano – fica ainda mais difícil defender o desarmamento do cidadão, que almeja ter em casa um simples revólver para defender sua família, ainda mais diante da violência crescente. Mas, apesar de o desarmamento ter sido rejeitado em plebiscito por mais de 60% dos votantes, os defensores da tese, com apoio da Polícia Federal, criam mil dificuldades para a manutenção da posse de arma, com exigências caras e difíceis de atender.

O objetivo só pode ser o de deixar o cidadão desarmado, já que os desvios, apurados por CPI da Assembleia Legislativa do Rio, mostram onde está o ralo. Ou há uma total falta de controle nas empresas de segurança, ou elas se tornaram fornecedoras de armas para o crime – em ambos os casos chega-se ao mesmo resultado, que é o arsenal em poder dos criminosos. Engolir um elefante e engasgar com uma pulga tem motivações que vão além das usualmente apresentadas.

Refis

Até dia 20 de dezembro, empresas e famílias que tenham dívidas com o Fisco e a Seguridade Social contarão com perdão dos juros e custas associadas, no caso de pagamento do débito à vista. Quem parcelar, em até 150 prestações mensais, contará com redução de juros, tanto maior quanto menor for o número de prestações. O Refis ocorre em Portugal.

Queda

Será que a “deusa” vai castigar Marcelo Crivella, que emplacaria a terceira derrota na eleição para prefeito do Rio de Janeiro?

Desafinou

Explicação para quem é de fora do Rio: o oponente de Crivella no segundo turno, Marcelo Freixo, desencavou uma música feita pelo senador em que ele ironiza, em forma de apoio, o episódio em que um bispo da Igreja Universal chutou uma imagem de Nossa Senhora.

Crivella diz que mudou e prega a tolerância e a convivência. Mas no eleitorado católico, que já torcia o nariz para o bispo licenciado, o voto nele ficou insustentável. O que deve deixar a classe média católica conservadora da Zona Sul longe das zonas eleitorais; afinal, não admite votar em “comunista” – que Freixo não é, diga-se de passagem.

O fato é que a pesquisa Ibope mostrou uma forte tendência de crescimento da candidatura do PSOL e de queda de Crivella – que merece dupla condenação, pelo apoio à agressão à imagem católica em si, como pela insuportável música.

Nova direção

O presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, assumirá a presidência da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP). O vice será Patrícia Lascosque, diretora do Portocel (ES). O novo Conselho Diretor da ATP para os próximos três anos foi aprovado por unanimidade em assembleia geral realizada nesta quarta-feira.

Foi aprovada também a nova composição do conselho. Na qualidade de titulares, assumem Embraport, Porto Pontal, Cargill, Porto Sudeste, Transpetro, Portonave e Vale, cujos suplentes serão Hermasa, Hidrovias do Brasil, Bunge, Cotegipe, Samarco, MRN, Thyssenkrupp-CSA, Porto do Açu e VLI.

Rápidas

A FGV Projetos realiza o seminário A Nova Lei das Estatais: Os desafios diante do novo cenário traçado pela Lei 13.303/2016. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler participam do evento, das 9h às 12h30, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (Endereço: Praia de Botafogo, 186, Rio de Janeiro – RJ). Inscrições: http://fgvprojetos.fgv.br/eventos *** O Centro de Idiomas Brasillis abre inscrição para o curso online de Tecnologias da Tradução, com duração de dois meses. O professor será Ricardo Souza, membro da Diretoria da Abrates. Informações: brasillis@brasillis.com.br *** Na sexta-feira da próxima semana (28), o advogado Gabriel Di Blasi, sócio do escritório Di Blasi, Parente & Associados, modera o painel “Propriedade Industrial no Mercado da América Latina”, na Bio Latin America Conference 2016. O evento, que será realizado no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, começa dia 26 e propõe aos participantes ideias para inovação e colaboração no setor de biotecnologia *** Recuperações judiciais e outros temas relacionados a reestruturação de empresas e à atual crise serão debatidos no 8º Congresso TMA Brasil de Reestruturação e Recuperação de Empresa, 24 e 25 de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Mais informações: http://www.tmabrasil.org/congresso-2016 *** O Departamento de Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp realizará em 24 de outubro o III Seminário da Micro e Pequena Indústria – Construindo parcerias colaborativas, para ajudar os empreendedores a elaborar estratégias para começar 2017 com saldo positivo *** O Carioca Shopping recebe até o dia 26 a exposição Cerâmica Artesanal Contemporânea, com peças únicas do artista plástico Rogério Portas *** As inscrições para o Prêmio Golden Tombstone 2016, lançado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-SP), vão até o próximo dia 31 de outubro.

Artigo anteriorMovimento Brasil Agora
Próximo artigoQuem paga a conta
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.