Diante do espantoso número de armas desviadas das empresas privadas de segurança no Rio de Janeiro nos últimos dez anos – 17 mil, ou seja, 1,7 mil por ano – fica ainda mais difícil defender o desarmamento do cidadão, que almeja ter em casa um simples revólver para defender sua família, ainda mais diante da violência crescente. Mas, apesar de o desarmamento ter sido rejeitado em plebiscito por mais de 60% dos votantes, os defensores da tese, com apoio da Polícia Federal, criam mil dificuldades para a manutenção da posse de arma, com exigências caras e difíceis de atender.
O objetivo só pode ser o de deixar o cidadão desarmado, já que os desvios, apurados por CPI da Assembleia Legislativa do Rio, mostram onde está o ralo. Ou há uma total falta de controle nas empresas de segurança, ou elas se tornaram fornecedoras de armas para o crime – em ambos os casos chega-se ao mesmo resultado, que é o arsenal em poder dos criminosos. Engolir um elefante e engasgar com uma pulga tem motivações que vão além das usualmente apresentadas.
Refis
Até dia 20 de dezembro, empresas e famílias que tenham dívidas com o Fisco e a Seguridade Social contarão com perdão dos juros e custas associadas, no caso de pagamento do débito à vista. Quem parcelar, em até 150 prestações mensais, contará com redução de juros, tanto maior quanto menor for o número de prestações. O Refis ocorre em Portugal.
Queda
Será que a “deusa” vai castigar Marcelo Crivella, que emplacaria a terceira derrota na eleição para prefeito do Rio de Janeiro?
Desafinou
Explicação para quem é de fora do Rio: o oponente de Crivella no segundo turno, Marcelo Freixo, desencavou uma música feita pelo senador em que ele ironiza, em forma de apoio, o episódio em que um bispo da Igreja Universal chutou uma imagem de Nossa Senhora.
Crivella diz que mudou e prega a tolerância e a convivência. Mas no eleitorado católico, que já torcia o nariz para o bispo licenciado, o voto nele ficou insustentável. O que deve deixar a classe média católica conservadora da Zona Sul longe das zonas eleitorais; afinal, não admite votar em “comunista” – que Freixo não é, diga-se de passagem.
O fato é que a pesquisa Ibope mostrou uma forte tendência de crescimento da candidatura do PSOL e de queda de Crivella – que merece dupla condenação, pelo apoio à agressão à imagem católica em si, como pela insuportável música.
Nova direção
O presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, assumirá a presidência da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP). O vice será Patrícia Lascosque, diretora do Portocel (ES). O novo Conselho Diretor da ATP para os próximos três anos foi aprovado por unanimidade em assembleia geral realizada nesta quarta-feira.
Foi aprovada também a nova composição do conselho. Na qualidade de titulares, assumem Embraport, Porto Pontal, Cargill, Porto Sudeste, Transpetro, Portonave e Vale, cujos suplentes serão Hermasa, Hidrovias do Brasil, Bunge, Cotegipe, Samarco, MRN, Thyssenkrupp-CSA, Porto do Açu e VLI.
Rápidas
A FGV Projetos realiza o seminário A Nova Lei das Estatais: Os desafios diante do novo cenário traçado pela Lei 13.303/2016. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler participam do evento, das 9h às 12h30, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (Endereço: Praia de Botafogo, 186, Rio de Janeiro – RJ). Inscrições: http://fgvprojetos.fgv.br/eventos *** O Centro de Idiomas Brasillis abre inscrição para o curso online de Tecnologias da Tradução, com duração de dois meses. O professor será Ricardo Souza, membro da Diretoria da Abrates. Informações: [email protected] *** Na sexta-feira da próxima semana (28), o advogado Gabriel Di Blasi, sócio do escritório Di Blasi, Parente & Associados, modera o painel “Propriedade Industrial no Mercado da América Latina”, na Bio Latin America Conference 2016. O evento, que será realizado no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, começa dia 26 e propõe aos participantes ideias para inovação e colaboração no setor de biotecnologia *** Recuperações judiciais e outros temas relacionados a reestruturação de empresas e à atual crise serão debatidos no 8º Congresso TMA Brasil de Reestruturação e Recuperação de Empresa, 24 e 25 de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Mais informações: http://www.tmabrasil.org/congresso-2016 *** O Departamento de Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp realizará em 24 de outubro o III Seminário da Micro e Pequena Indústria – Construindo parcerias colaborativas, para ajudar os empreendedores a elaborar estratégias para começar 2017 com saldo positivo *** O Carioca Shopping recebe até o dia 26 a exposição Cerâmica Artesanal Contemporânea, com peças únicas do artista plástico Rogério Portas *** As inscrições para o Prêmio Golden Tombstone 2016, lançado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-SP), vão até o próximo dia 31 de outubro.