América Latina e China juntas pela informação

Aprofundar a colaboração a serviço da informação pública. Essa foi a tônica do Fórum de...

Aprofundar a colaboração a serviço da informação pública. Essa foi a tônica do Fórum de Mídia China–América Latina, que ocorreu no final de outubro, em Pequim, reunindo cerca de 50 jornalistas de veículos de comunicação locais e latino-americanos. João Carlos S. Cardoso, o JC, representou o MONITOR MERCANTIL. Na abertura do encontro, Jiang Jianguo, vice-ministro do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCC) lembrou da boa relação entre as nações envolvidas e a importância estratégica da América Latina para seu país, tanto do ponto de vista político como econômico.

A preocupação com a forma deturpada que os países latino-americanos têm da China e vice-versa foi um dos pontos debatidos. Boa parte da informação que circula na imprensa mundial provém de poucas e mesmas fontes: agências de notícias e grandes emissoras de TV, controladas por um grupo restrito de corporações. Além disso, há um desconhecimento involuntário de ambas as partes. Portanto, o estreitamento de relações e o investimento cada vez em mais em uma informação multimídia foram propostas destacadas. Outro ponto levantado foram as “novas formas” de se fazer notícia. E nisso a internet cumpre fundamental importância, sobretudo quando se trata de informação pública, livre de interesses comerciais.

 

300 mil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai abrir o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), que acontece de 22 a 24 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Sheraton WTC, em São Paulo. A integração entre público e privado será uma das questões abordadas no evento. Hoje, a rede pública precisaria abrir mais 300 mil leitos para cumprir o índice mínimo da OMS de 3 três leitos por mil habitantes.

Realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o encontro em como tema “O Hospital do Futuro: o Futuro dos Hospitais” e reunirá especialistas brasileiros e internacionais, que vão debater os desafios do novo paciente, as transformações nos sistemas de saúde e as inovações e tecnologias no setor da saúde no Brasil e no mundo.

Entre os palestrantes confirmados estão o presidente do UnitedHealth Group Brasil, Claudio Lottenberg; o chairman da KPMG, Mark Btinell; o cientista-chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour; o diretor executivo da Amil, Daniel Coudry; e o onipresente prefeito de São Paulo, João Doria.

 

Dupla

A Certisign e a Boa Vista SCPC firmaram parceria para que os produtos e serviços desenvolvidos pela empresa de proteção ao crédito sejam ofertados pela rede da certificadora. Além disso, a Certisign assumiu a operação da unidade de negócio de certificação digital da Boa Vista.

 

Escala

O Porto Itapoá, localizado no norte de Santa Catarina, se prepara para um aumento na movimentação de cargas com a Europa, que representam hoje 30% do volume do terminal. Dentro de poucos meses, com o fim da primeira fase das obras de expansão, o porto deve ampliar a sua capacidade em até 70%. E boa parte virá do Velho Continente.

Para isso, o serviço Europa ofertado aos clientes, que se concentrava nos armadores Hamburg Sud e CMA-CGM, ganhou uma nova companhia, a Maersk Line. A escala em Itapoá terá um dos menores preíodos de trânsito entre Brasil e Europa. No serviço Mesa (Mediterrâneo), a importação será de 22 dias, e a exportação, de 28 dias. No Saec1 (Norte da Europa), exportação e importação se darão em 33 dias.

 

Rápidas

A GE anuncia Daurio Speranzini Jr. como seu novo CEO para América Latina. O executivo, que era o Líder Global de Vendas de Serviços da GE Healthcare, sucede Rafael Santana, novo CEO Global da GE Transportation *** A ClickBus tem Marina Proença como sua nova COO *** A diretora-executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Maria Célia Furtado, será empossada nesta quarta-feira no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (2017–2019) *** O Papai Noel cada vez mais ativo nos shoppings cariocas. No Pátio Alcântara, o evento acontecerá no sábado. No Passeio Shopping, serão três dias de atividades, de 9 a 11 *** O escritório de advocacia Di Blasi, Parente & Associados anuncia parceria com Diana Jungmann, sócia da 14Bisness, especialista em consultoria em inovação biotecnologia e estratégia de negócios *** As imobiliárias Porta da Frente, Judice & Araujo e AxPe realizam no dia 13, no Copacabana Palace, e dia 14, no Hotel Unique (São Paulo), ambos às 9h, o evento Brasil-Portugal: Um Eixo para o Futuro, com Miguel Frasquilho (presidente do Conselho da TAP) e Álvaro de Souza (Santander Brasil) e Daniel Proença de Carvalho (Uría-Menéndez-Proença de Carvalho). Inscrições: [email protected]

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Mercados operam mistos no exterior

No Brasil haverá resposta ao Copom.

Elevação na Selic deve repercutir no mercado

EUA: divulgação de PIB do terceiro trimestre e balanços de grandes empresas são o foco das atenções no cenário internacional.

TSE forma maioria contra cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

PT, PCdoB e PROS pedem cassação da chapa por cometimento de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

IGP-M acumula inflação de 21,73% em 12 meses

Alta da taxa de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado.

Mirando agora na PEC dos Precatórios

Ultrapassada a decisão do Copom, investidores vão mirar na avaliação da PEC cheia de 'jabutis' que ainda não foram retirados.