Amazon enfrenta mais uma investigação

Além de cerco para pagar impostos, empresa de Jeff Bezos sofre processo por atentar contra concorrência.

A autoridade antitruste da Alemanha (Bundeskartellamt) iniciou na última terça-feira um processo contra a Amazon com base em novas regulamentações para grandes empresas digitais, informa a agência de notícias Xinhua. “Se descobrirmos que a empresa tem essa posição [quase incontestável] de mercado, podemos tomar medidas antecipadas e proibir possíveis práticas anticompetitivas”, afirmou Andreas Mundt, presidente do órgão.

A nova emenda à Lei de Concorrência da Alemanha, que entrou em vigor em janeiro de 2021, permite uma intervenção mais precoce (não, não é cloroquina) e mais eficaz contra grandes grupos digitais que colocam a concorrência em risco.

O Bundeskartellamt tem investigado a influência da Amazon nos preços dos vendedores no marketplace da empresa e seus acordos com fabricantes de marcas que excluem varejistas terceirizados da venda de produtos no mercado.

O cerco vai se fechando: Amazon e seus pares (Big Techs) são acusados, além de práticas anticoncorrenciais, de exploração da mão de obra, abuso no uso de dados pessoais e drible no pagamento de impostos. Haverá força para condená-las?

 

Responsabilidade com o Rio e com o Brasil

A Comissão Especial de Indústria Naval e Petróleo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) se reunirá com representantes da Petrobras nesta segunda-feira para discutir medidas de incentivo da empresa ao segmento no estado.

“Defendo que estratégias no cumprimento do conteúdo local sejam adotadas para gerar empregos e promover a nossa economia. Com a execução dos contratos da Petrobras aqui, há uma projeção de 60 mil empregos diretos, fora os indiretos fomentados pelo comércio, produção de peças e siderurgia. A Petrobras precisa honrar seu compromisso de responsabilidade social com o Rio de Janeiro e com o Brasil”, afirma a deputada Célia Jordão, que presidirá a reunião.

 

Herança digital

A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) propôs a regulamentação da destinação ou modos de uso do patrimônio pessoal digital após a morte do titular da conta. O PL 1.144/2021 autoriza que herdeiros tenham acesso aos conteúdos com valor econômico, afinal, segundo a deputada, se há valor patrimonial, cabe sucessão. Ao mesmo tempo, a proposta garante à pessoa falecida a sua privacidade e intimidade.

 

Inveja

O que irrita mais o brasileiro: a vacinação nos EUA a partir de 12 anos, sem fila, ou saber que estados como Ohio estão oferecendo bilhetes de loteria com prêmio de US$ 1 milhão para atrair público?

 

Rápidas

O ministro Gilmar Mendes, do STF, fará a palestra inaugural do seminário em comemoração aos 20 anos dos juizados especiais federais, nesta segunda-feira, às 9h, pelo canal da OABRJ no YouTube. Em seguida, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, falará sobre “A evolução da Justiça Federal com o advento da Lei dos Juizados Especiais Federais” *** O IJCA realizará nesta quarta-feira, às 16h, a live “Oportunidades de formação e trabalho para a juventude fluminense”, pelo perfil no Instagram.

 

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Consertar este planeta

Por Paulo Márcio de Mello

‘A Mão e a Luva’

Por Mônica Gusmão

A Lei de Biossegurança em pauta no STF

Uso de transgênicos não é tarefa fácil. Qual será a medida menos onerosa para as futuras gerações?

Últimas Notícias

Seven Tech: Mais de 2,5 milhões de cartões de crédito até 2023

Com operações em seis países e presença em três continentes (Europa, África e América Latina), o Seven Tech Group, que nasceu como Software house...

Indústria de fundos está pronta para investimentos sustentáveis

É hora de a própria indústria de fundos, por meio de iniciativas de autorregulação, preencher o gap regulatório que ainda existe em torno dos...

Índice da B3: Empresas com melhores práticas no mercado de trabalho

A B3, bolsa do Brasil, e a consultoria global, Great Place to Work, anunciaram nesta terça-feira a criação de um novo índice com foco...

Comissão debate venda da Oi Móvel para outras operadoras

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (21) para tratar da venda da Oi Móvel...

CVM: Acordo de R$ 300 mil após autodenúncia de infração

O Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) analisou, em reunião nesta terça-feira, propostas de Termo de Compromisso dos seguintes Processos Administrativos (PA)...