A empresa norte-americana Amazon se tornou a marca mais valiosa do mundo, superando Google e Apple. O dado consta no ranking BrandZ das 100 marcas mais valiosas do mundo, realizado anualmente pela empresa de publicidade WPP e pela firma de pesquisa de marketing Kantar, divulgado nesta terça-feira.
Segundo a pesquisa, a gigante do comércio online viu seu valor de mercado quintuplicar nos últimos cinco anos. Em relação ao ano passado, seu valor cresceu 52% em 2019, chegando a US$ 315 bilhões. Assim, a Amazon pulou do terceiro para o primeiro lugar, deixando para trás a Apple, que aparece em segundo no ranking, e o Google, que caiu para a terceira posição.
O top 10 das empresas mais valiosas foi novamente dominado pelas tecnológicas norte-americanas, como a Apple (US$ 309,5 bilhões), Google (US$ 309,5 bilhões) e Microsoft (US$ 251 bilhões) – esta em quarto lugar no ranking. A quinta posição ficou com a empresa de cartões de crédito Visa (US$ 178 bilhões), seguida do Facebook (US$ 159 bilhões).
Pela primeira vez, a empresa Alibaba, versão chinesa da Amazon, superou a tecnológica Tencent como a marca mais valiosa da China – no ranking global, elas aparecem em sétimo e oitavo lugar, respectivamente. Na nona posição veio o McDonald's (US$ 130,3 bilhões), seguido da empresa de telefonia AT&T.
As empresas asiáticas aumentaram sua relevância no contexto global, com 23 das 100 marcas mais valiosas, sendo que 15 delas são chinesas.