Ameaça

“Em 2009, a voz sobre IP deverá representar 11,2% do tráfego de telefonia fixa no Brasil, num crescimento muito superior ao registrado em 2007”, analisa a gerente de projetos da IBC, Karin Mohr, responsável pela conferência Voice over IP Latin America 2008, que será realizada no início de março, em São Paulo. Estão previstos debates também sobre o VoIP sem fio, redes VoIP corporativas e sobre a regulamentação no país

Mantega Cardoso
A história se repete. A exemplo do presidente FH que, em 1999, diante do choque de realidade provocado pela quebra do real, teve de interromper as férias, mas voltou negando que a crise fosse “tão grave assim”, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a antecipação, em cinco dias, da sua volta ao batente não guardava relação com a exposição do Brasil à crise dos Estados Unidos. Segundo Mantega, a razão para o fim precoce das férias devia-se à decisão do presidente Lula de não interromper o trabalho neste início de ano.

Lastro
Nessa hora de agravamento da crise financeira mundial, volta com força o mantra de que as reservas internacionais do Brasil deixariam o país blindado contra os acontecimentos externos. No entanto, como já aprenderam os brasileiros sensatos com a quebra do real, no início do segundo Governo FH, em 1999, sem controle de capitais, reservas servem apenas para garantir cobertura à fuga de dólares para o exterior. Quanto mais dólares acumulados e bens e serviços conversíveis, maior o estouro da boiada.

Nikiti
No próximo dia 21, será lançado o projeto “Souvenir Niterói”, no qual serão apresentados cerca de 150 produtos criados por artesãos da cidade, com design atual que expressam a originalidade da vida cultural da antiga capital do Rio de Janeiro. São pinturas, camisetas, porcelanas, entre outros objetos que possam ser uma lembrança da cidade. O lançamento acontece às 18h30, no Mercure Apartments Niterói Orizzonte, no Gragoatá.

Fuga do Leão
O que é melhor para uma empresa, o lucro presumido ou o lucro real? “Uma das soluções para decidir qual a melhor forma de tributação é: se a margem for inferior a 32%, o lucro real é viável. Mas, se a margem for igual ou superior a 32%, o ideal é o lucro presumido”, diz Cleber Claudino, diretor da People Accounting, empresa de consultoria contábil, fiscal e trabalhista.

Pólo turístico
A Emirates Academy assinou convênio de cooperação técnica com a Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade. A academia de Dubai pertence ao grupo Jumeirah, que é dono de vários hotéis, inclusive o Burj Al Arab, onde os alunos cariocas poderão fazer estágio. O acordo foi feito durante a recente visita do professor Bayard Boiteux, diretor da escola, aos Emirados Árabes e prevê a possibilidade de os alunos estudarem um período na Faculdade de Hotelaria de Dubai e terem os seus créditos reconhecidos no Brasil. O acordo também estabelece a ida de professores brasileiros para Dubai.

Volta ao batente
Projeto de lei prevê a renúncia à aposentadoria para os segurados que retornarem ao mercado de trabalho após a concessão. “O aposentado terá a oportunidade de renunciar ao benefício recebido até então em prol de uma aposentadoria mais benéfica, podendo, assim, elevar sua renda mensal”, explica a advogada de direito previdenciário do escritório Innocenti Advogados Associados, Rafaela Domingos Lirôa. O número de aposentados que retornam ao mercado de trabalho após a concessão da aposentadoria ultrapassa os 4 milhões. O projeto, segundo a advogada, aguarda a anuência presidencial para entrar em vigor.

Uso do cachimbo
Analistas do setor de energia se mostram preocupados com a principal atividade visível da Eletrobrás: financiar peças de teatro. Nada contra o apoio à cultura brasileira, muito pelo contrário; mas é que a primeira coisa que se faz quando vai começar uma peça é apagar as luzes…

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorTopo da lista
Próximo artigoManso
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preço do diesel avança pelo quarto mês consecutivo

Combustível ultrapassou R$ 4 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020.

Antítese da véspera

Ontem o dia foi completamente diferente da terça-feira, em que começamos o dia raivosos, suavizando mais tarde.

Rio fecha bares à noite e adota toque de recolher

Bares e restaurantes agora só podem funcionar das 6 às 17h; em SP, diretor do Butantan defende que estado seja colocado em fase mais restritiva.

PEC emergencial e pedidos por seguro-desemprego

Mercados europeus fecharam mistos na quarta-feira; indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado.

Setor de eventos terá parcelamento e isenção de impostos

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.