Amigo

95

O nome de Ahmed Chalabi, o preferido dos EUA para assumir o governo títere do Iraque, agrada Israel. No início de outubro de 2002, quando o governo de George W. Bush intensificava suas provocações contra Saddam Hussein, Chalabi fazia uma conferência para o Instituto Judaico para Assuntos de Segurança Nacional (Jinsa, na sigla em inglês). Segundo a publicação quinzenal Solidariedade Ibero-americana, Ahmed Chalabi não pisava no Iraque há 45 anos – saiu de lá com 13 – e foi condenado à revelia na Jordânia a 25 anos de prisão, por estelionato e fraudes financeiras.

Fusão
Após a fusão entre a Divisão Veterinária da Indústria Química e Farmacêutica Schering-Plough S/A com a Coopers Brasil Ltda, completa um ano este mês, a empresa terminou 2002 na vice-liderança do mercado veterinário e ocupou o primeiro lugar no ranking nos meses de junho, julho e dezembro. A Schering-Plough Coopers fechou o ano com uma participação de 8,7% do mercado brasileiro e um faturamento líquido acima de R$ 148 milhões. Registrou um crescimento de 19,5% em 2002, contra 14,1% da média do mercado da indústria de produtos para saúde animal, segundo dados fornecidos pela empresa.

Vida real
O “risco Brasil” para valer não é o calculado por banco norte-americano investigado pela Securit Exchange Commission (SEC) por suspeita de envolvimento em fraude, mas o de ver imagens com o ônibus da PM atacado por traficantes rodando o mundo.

Qualidade
Enquanto se investiga se o laboratório SmithKline teve alguma participação no escândalo envolvendo fiscais de ICMS no Rio de Janeiro, poderia se aproveitar e fazer uma ampla fiscalização na multinacional. A área de saúde, por exemplo, poderia conferir o controle de qualidade na produção de remédios. Um consumidor fluminense teve que devolver à farmácia quadro vidros – de cinco comprados – do medicamento Zentel. Mesmo lacrados, os vidros entornavam o remédio. O lote de fabricação é o DK0062.

Espaço Publicitáriocnseg

Anti-social
Fazer trabalho social fica mais difícil com a Instrução Normativa 87 da Previdência Social, que obriga todas as empresas prestadoras de serviços e instituições do terceiro setor a recolher a contribuição dos profissionais autônomos, a partir de 1º de abril. “Não satisfeito em cobrar muito imposto, o governo federal quer agora que as instituições do terceiro setor façam o papel de fiscal de tributos, ironiza o advogado tributarista Arcênio Rodrigues da Silva. “Isso requer um investimento em informática, contratação de pessoal especializado ou escritórios de contabilidade, o que irá onerar as instituições beneficentes”, avalia. Empresas devem recolher 11% e o segmento do terceiro setor, 20%, da remuneração paga para os autônomos e profissionais liberais.

Dois pesos
A decisão do governo Lula de insistir na taxação de aposentados ressuscita curiosidade cuja gênese vem da era FH: quer dizer que cumprimento de contrato só vale para a turma do milhão? Quando o negócio é com trabalhador e/o aposentado não vale direito adquirido?

Hércules
O ex-governador Anthony Garotinho vai ter trabalhos inesperados como secretário de Segurança do Rio de Janeiro. No feriado fluminense, vários veículos tiveram seus vidros quebrados e aparelhos de CD furtados nas imediações do Banerjão, onde funcionam muitas secretarias estaduais. O agravante é que os funcionários não ficaram surpresos com os furtos.

Força
A decisão de Garotinho de aceitar a Secretaria de Segurança é um jogo de risco altíssimo, mas mostra que a governadora Rosinha não vai aceitar o cerco que tenta se impor ao seu governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui