Amnésia 0,38%

No primeiro dia útil do ano, os consumidores brasileiros procuraram em vão pelo cumprimento da promessa da Fiesp de que seus filiados iriam reduzir os preços dos produtos industriais. Como um leitor generoso – e exagerado sobre a influência desta tribuna – viu na recomendação da entidade alguma influência de cobrança anterior feita aqui, voltamos a lembrar a promessa.

Bernardamento
Do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, durante a entrevista em que o governo apresentou o pacote para substituir o dinheiro perdido com o fim da CPMF, ao ser perguntado sobre o dinheiro do Orçamento que não foi gasto ano passado: “Nosso índice de empenhamento em 2007 foi bastante alto.”
Índice de empenhamento seria o esforço feito pelo contribuinte para ver a queima dos fogos do alto da escadaria da Igreja da Penha?

Bernardamento II
Em tempo, o Aurélio abona o burocratês do ministro: empenhamento é sinônimo do velho e popular empenho, preferido pela maioria dos falantes do português.

Revanche
A Cooperativa Vinícola Aurora começa com 10.300 garrafas do Aurora Varietal Carmenére a invasão da China. Esse é o primeiro lote de vinhos que a cooperativa exporta para o país que é considerado o melhor mercado na atualidade. A Aurora já exporta para Estados Unidos, França, Japão, República Tcheca.

Filão
A Fila Brasil, subsidiária da empresa italiana de tênis e roupas esportivas, fechou o ano com faturamento de R$ 150 milhões, o que representa um crescimento de 35% em relação a 2006. Licenciada pelo Grupo Dass, que trabalha também com as marcas Kappa, Tryon e Umbro, a grife prevê um aumento de 50% da receita para 2008.

Acerto dos ponteiros
Poucos dias depois da cobrança feita por esta coluna, que reclamou da falta de disposição da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro em providenciar o conserto do relógio da Central do Brasil, que estava parado há mais de um mês, os ponteiros finalmente voltaram a marcar a hora certa. Os cariocas puderam conferir o horário da chegada do Ano Novo – o que, aliás, poderia ter sido imitado pelo prefeito Cesar Maia e sua equipe.

Apagado
Se depois de 11 anos à frente da Prefeitura do Rio, o prefeito César Maia (DEM) sequer consegue acertar o horário do Réveillon, qual será a marca de cerca de duas décadas da sua administração quando deixar o Palácio da Cidade, em 2009?

Visão
A ONG Instituto Catarata Infantil (ICI), que atende a crianças carentes no Rio de Janeiro, fechou o ano de 2007 com ótimos resultados, principalmente depois do Dia Mundial da Visão. Durante os três anos de existência do ICI, os médicos, todos voluntários, coordenados pela Dra. Andréa Zin, realizaram mais de 800 atendimentos e cerca de 60 cirurgias gratuitas.

Árvores a salvo
Com menos de dois anos de operação no Brasil, a multinacional francesa Onduline, que fabrica telhas com base em papel reciclado impermeabilizado com betume, bateu todas as suas metas: exportou US$ 18 milhões, superando em 50% suas previsões, e sua produção atingiu 10 milhões de m², 1 milhão a mais do que o previsto. Esse resultado significou o não-desmatamento de 450 mil árvores e a não-emissão de 60 mil toneladas de gás carbônico, já que o betume deixou de ser queimado.

Folha corrida
O Partido Cristão, em processo de criação, parece disposto a começar adaptado ao panorama atual: afirma que exigirá atestado de antecedentes criminais a todos os dirigentes e futuros candidatos.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorResultados
Próximo artigoDevo, não nego

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

Quatro em 10 brasileiros pretendem pedir crédito nos próximos 90 dias

Intenção atingiu maior patamar desde junho de 2021; dívidas são o principal motivo.

Healthtechs e edtechs rivalizam com fintechs por investidores

Startups de saúde e de educação se aproximam das empresas de tecnologia financeira na disputa pelos aportes

Mercados dão continuidade a movimento negativo visto desde ontem

Bolsas e commodities cedem, enquanto as curvas de juros dão um alívio; moedas são a exceção e avançam contra o dólar.

Conab aponta para safra de café em 53,4 milhões de sacas

Nos quatro primeiros meses, país já exportou 14,1 milhões de sacas de 60 kg; volume é 10,8% menor que o exportado em igual período de 2021.

Em caso de novo ataque hacker, 80% das empresas pagariam resgate

Senhas: sequências numéricas simples ainda são motivo de ataques cibernéticos.