Ampliar volume de interfaces para atrair investidor pessoa física

219
Logo B3. Foto: divulgação
Logo B3. Foto: divulgação

A B3 disponibilizou uma série de interfaces (APIs) para que as instituições financeiras e fintechs se pluguem na bolsa e possam oferecer produtos e serviços para facilitar a jornada do investidor pessoa física.

A bolsa atingiu, em janeiro de 2022, a marca de 5 milhões de contas de pessoas físicas abertas em corretoras no Brasil. Dessas 5 milhões de contas, cerca de 1.2 milhão é de mulheres e 3.8 milhões de homens, já o número de CPFs únicos é de 4,2 milhões, uma vez que uma mesma pessoa pode ter conta em mais de uma corretora.

De acordo com a Bolsa, o avanço no número de contas e CPFs acompanha o crescimento expressivo das pessoas no mercado de capitais. O mais recente levantamento da B3, relativo ao último trimestre de 2021, traz os seguintes destaques sobre o investidor pessoa física:

“Um dos papéis centrais da B3 é prover um conjunto de soluções que ajudem a aprimorar o ambiente de negócios no país”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento Clientes e Pessoa Física na B3.

Espaço Publicitáriocnseg

Democratização

Na opinião dele, por meio dessa iniciativa, abre-se uma janela de democratização, ao mesmo tempo em que se garante a segurança e a autenticidade de todo o processo, sempre dependente do consentimento do cliente.

“A área logada (que substituiu o CEI) já nasce com mais de 10 fintechs plugadas oferecendo soluções diversas, desde consolidação de carteiras e cálculo de rentabilidade do portfólio até a apuração de Imposto de Renda para operações em bolsa, aumentando o leque de serviços e a conveniência para o investidor”, afirma Vinícius Brancher, superintendente de Pessoa Física.

Proteção de dados

Os dados dos investidores estão protegidos e o acesso a eles se dá de forma totalmente consensual. Isso porque é o próprio usuário que autoriza o acesso às suas informações. De um lado, isso significa mais segurança, praticidade e liberdade para quem investe; de outro, traz confiança e transparência para o mercado.

Nos últimos 12 meses (contabilizados até janeiro de 2022), a B3 registrou um aumento de 1,5 milhão de investidores pessoa física no mercado de capitais, crescimento de 56% na comparação com dezembro/20. Investidores que possuem algum produto de renda variável já representam 32% do total de pessoas físicas – contando renda fixa e renda variável – na B3.

Além disso, os 4,2 milhões de investidores pessoa física fecharam dezembro de 2021 com um total de R$ 501 bilhões no mercado brasileiro, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2020.

O número total de pessoas físicas na B3, ou seja, levando em consideração renda fixa e renda variável, atingiu 13,1 milhões, crescimento de 23% na comparação com dezembro/20.

No mercado de renda fixa, o Tesouro Direto, que permite o investimento em títulos públicos federais, registrou aumento de 26% no número de investidores, assim como outros produtos de renda fixa, como CDB, LC, LCI, LCA, CRA, CRI, debêntures etc. – que tiveram, juntos, um avanço de 17%, alcançando a marca de 10,1 milhões de CPFs.

A B3 está planejando outras iniciativas semelhantes com o ecossistema da Área Logada do Investidor (plataforma desenvolvida totalmente em nuvem), o que resultará em mais funcionalidades para a pessoa física.

Leia também:

B3 lança fundo para investir em startups

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui