Quando o câncer de mama no Brasil é mencionado as estatísticas ainda assustam. Em 2020 haviam 2,3 milhões de mulheres com diagnóstico de câncer de mama e 685 mil mortes, resultado que elevava para 7,8 milhões de mulheres vivas com diagnóstico nos últimos 5 anos. A AMX Corretora de Seguros apoia a causa e efetuou uma ação interna na empresa, com objetivo de informar as mulheres sobre a importância dos cuidados e do auto-exame.
Por se tratar de uma enfermidade em que é possível o rastreio precoce da doença, o Hospital Moriah em São Paulo, inicia em comemoração ao Outubro Rosa, mais uma campanha para realização de mamografias – o mais eficiente exame de imagem para detecção da doença. Ainda que possível diagnosticar cedo e tratar com efetividade, há mais mulheres que sofreram afastamento de suas atividades diárias e com sequelas devido ao câncer de mama em todo o mundo do que qualquer outro tipo de câncer. O câncer de mama ocorre em todos os países do mundo, em mulheres em qualquer idade após a puberdade, mas com taxas crescentes a partir dos 50 anos.
A mortalidade por câncer de mama mudou pouco dos anos 1930 aos anos 1970. Somente a partir dos anos 1980 é que novos medicamentos e o avanço na educação da comunidade contribuíram na melhoria na sobrevivência. Aimoré Maia, CEO da AMX, é necessário reforçar a sobrevivência dessas campanhas de saúde, por conta da alta demanda de casos no Brasil. “Mesmo com os números de casos ainda altos, percebemos a cada dia que a informação chega não só pelos órgãos de saúde, mas com o apoio das empresas e da sociedade como um todo. Hoje existem tratamentos disponíveis e quando o tumor é identificado no início, às possibilidades de cura são altas. Nossa empresa vai estar sempre focada na saúde, qualidade de vida e bem estar dos nossos colaboradores e clientes. Focar nessas ações é de suma importância!”, explicou.