35.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Analisando o VT

A sensação que se tem é que estamos vendo e analisando o VT de um jogo, mas não demonstramos capacidade de analisar os lances no momento em que acontecem, muito menos prever os próximos passos. Há um quadro geral de desmonte do Estado brasileiro, em um movimento de imposição de políticas neoliberais similar a outros, como ocorreu na Argentina, por exemplo. Mas as idas e vindas não parecem, em uma primeira análise, obedecer a uma estratégia, até porque há resistências internas e divergências entre os aplicadores do projeto. Ou não, diria Caetano. Não faz sentido para quem não consegue ver o “grande quadro” (big picture, mais apropriadamente). Os fatos parecem ocorrer ao sabor dos ventos, mas quem está soprando tem outra opinião.

 

Injustiça dupla

Temer anunciou que iria diminuir de 70 para 65 anos a idade mínima para que beneficiários do PIS/Pasep pudessem sacar um benefício na data de aniversário de cada um e facilitar outras formas de liberação. Dias atrás, um servidor estadual fluminense, já em inatividade, portanto com a aposentadoria em atraso, tentou retirar em uma agência do Banco do Brasil o saldo de cerca de R$ 5 mil em sua conta do Pasep e foi informado pelo bancário que o atendeu que todas as liberações estavam suspensas por ordem do Governo Temer, até que seja divulgado um calendário de pagamentos, o que vai acontecer no mês que vem. O aposentado chorou.

Isto faz lembrar os casos de suicídios de idosos ocorridos em praça pública na Espanha após o arrocho fiscal imposto por lá. As medidas drásticas espanholas deixaram muitas famílias sem condições de pagar aluguel ou prestação da casa própria.

 

De fora

A nova lei sobre terceirização propõe uma mudança da abordagem dada pela Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho, de 31 de maio de 2011. “A Súmula abrangia esses contratos num eixo horizontal que tem num extremo as atividades-fim e no outro as atividades-meio, passíveis de interpretação e opiniões diferentes, o que gerava alguma medida de insegurança e falta de uniformidade nas decisões. As novas leis (13.319/2017 e 13.467/2017) mudam a abordagem para um eixo vertical, da especialização da empresa contratada em relação aos serviços que presta, critério mais objetivo e menos suscetível a diferentes interpretações”, ensina José Carlos Wahle, da Veirano Advogados.

Este é o caso do outsourcing, definido como o processo no qual uma empresa contrata outra para desenvolver uma certa atividade ou assumir determinada área. Ao ser adotado, o processo possibilita que os gestores mantenham o foco no seu negócio principal e nas estratégias de mercado.

O Brasil é um dos países com mais oportunidades em outsourcing de TI no mundo. Mesmo diante da crise, os investimentos em TI no país devem apresentar aumento este ano e superarem R$ 230 bilhões. No setor financeiro, é grande a demanda, e cresce o modelo de serviço feito remotamente, explica o diretor de serviços da Senior Solution, Fausto Ferraz.

A crescente escassez de espaço físico dentro das organizações, principalmente quando se trata do setor financeiro, onde o custo por metro quadrado tende a ser elevado, impulsiona essa tendência”, diz Ferraz.

 

Jornalismo atropelado

Quase consenso de que a capa de O Globo desta quarta-feira – uma manchete gigantesca sobre o pedido de indiciamento de Lula e Dilma, acima da foto das malas de dinheiro que seria de Geddel – só perde para a edição do debate Lula x Collor, pela mesma Globo.

 

Rápidas

Nos dias 13 e 14 próximos, entre 9h e 18h, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) realiza o XIII Fórum Nacional do Setor de Aluguel de Veículos, no Hotel Holiday Inn do Parque Anhembi, em São Paulo (SP) *** No dia 21 ocorrerá o Dia Mundial de Combate a Doença de Alzheimer. O neurologista André Lima fará palestra na véspera, quarta-feira, a partir das 19h, no auditório do Rio Ville Shopping (São João de Meriti, RJ). Inscrições pelo telefone (21) 2756-7886 *** Na próxima terça-feira, a FGV realiza a palestra “Status e perspectivas para os investimentos em C,T&I no Brasil”, com o professor Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, doutor em Economia por Harvard e professor da Fundação. Inscrições: http://portal.fgv.br/eventos *** Entre 10 e 13 de setembro, o escritório especializado em propriedade intelectual Di Blasi, Parente & Associados e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio) realizarão curso online sobre a cadeia produtiva da música. Inscrições: https://itsrio.org/pt/cursos/direitos-autorais-da-musica/

Artigo anterior‘Eu vim para confundir’
Próximo artigoEle, robô
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.