Para entender melhor o comportamento dos investidores, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) conduzirá um grupo de pesquisadores a pegar a estrada e percorrer mais de 8 mil quilômetros pelas cinco regiões do Brasil dentro de um ônibus. “Isso vai nos ajudar a responder uma pergunta: ‘como você investe o seu dindim?”, afirma a Federação.
“Nossos estudos e pesquisas são um importante instrumento para entender o comportamento financeiro, as motivações e anseios dos brasileiros e ajudar as instituições a se comunicarem melhor e de forma mais efetiva na hora de falar de investimentos com seus clientes”, afirma Carlos André, presidente da Anbima.
A pesquisa tem abordagem qualitativa e tem apoio da consultoria Na Rua, que investigará o comportamento de cerca de 700 investidores ao longo de quatro meses em sete estados: São Paulo, Goiás, Pará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O objetivo é mirar perfis, costumes e realidades socioeconômicas diferentes para compreender padrões de comportamento.
“Para uma investigação mais profunda, vamos escolher 30 delas para uma conversa detalhada. Essa imersão vai acontecer dentro do nosso ônibus, com dinâmicas e um jeito lúdico de abordar a jornada de investimento de cada um”, relata
Cenário econômico
Como o investidor reage a uma mudança no cenário econômico? Ele sabe identificar sua tolerância ao risco? A diversificação da carteira está no seu radar? Essas são apenas algumas das questões que a Federação pretende responder com essa pesquisa qualitativa. “Queremos descobrir aspectos que uma pesquisa quantitativa não consegue, nos aproximarmos ainda mais dos investidores e entender seus desafios ao investir”, ressalta Marcelo Billi, superintendente de Educação e Certificação da Federação.
Após a fase de campo, haverá um período de análise e formatação das informações e o resultado da pesquisa “Como você investe o seu dindim?” será divulgado em 2023. “Por agora, convidamos todos a visitar nossa página especial e a acompanhar a viagem pelas nossas redes sociais”.
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