Animado com Lady Gaga, comércio estima crescimento de 2% em vendas

Expectativa de lojistas supera vinda de Madonna no ano passado; buscas por voos para o Rio crescem 49% para o final de semana do show

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Lady Gaga (Foto: Jane W./CC BY-SA 2.0)
Lady Gaga (Foto: Jane W./CC BY-SA 2.0)

Os comerciantes cariocas, em particular das Zona Sul e Oeste estão animados com show de Lady Gaga que acontece no próximo dia 3 nas areias de Copacabana e estimam um crescimento das vendas de dois por cento, superior a apresentação da Madonna que ocorreu há exatamente um ano no mesmo local. É o que mostra pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu comerciantes dos setores de vestuário, calçados, souvenires, papelarias e de lembranças da cidade.

De acordo com a Prefeitura é esperado um público de 1,6 milhão de pessoas, com aproximadamente 240 mil turistas, sendo 80% estrangeiros e 20% nacionais. Apesar de o público estimado ser praticamente o mesmo de Madonna (1,6 milhão), neste ano os impactos deverão ser maiores. Ainda segundo a Prefeitura a movimentação econômica será 28% superior. Em 2024 o show da Madonna fez girar perto de R$ 470 milhões; desta vez o espetáculo poderá chegar a R$ 600 milhões, devido a maior confiança do consumidor e sua disposição para novos gastos contribuirão para que o volume de dinheiro que circulará pela economia do Rio seja crescente.

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio e do SindilojasRio, a expectativa de vendas para o comércio é positiva.

“É uma grande oportunidade para o setor aumentar as vendas. Por isso os lojistas devem se preparar para atender essa demanda, aumentando estoque, preparar bem as suas esquipes de vendas e investir na programação visual das lojas e aproveitar a oportunidade para divulgar promoções e ofertas”, conclui Aldo.

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Para o comércio, a esperança com vendas maiores devido à atração internacional se soma às expectativas de faturamento com o domingo da semana seguinte, o Dia das Mães, a segunda data mais importante para o comércio e serviços.

Já levantamento do Kayak apontou que as buscas por passagens aéreas para o Rio de Janeiro aumentaram em média 49% desde 21 de fevereiro, dia oficial do anúncio da vinda a artista.

O estudo considerou buscas realizadas entre 21 de fevereiro até 6 de abril, levando em consideração as saídas de todos os aeroportos do Brasil com destino ao Rio de Janeiro. Para as datas de viagem, o período analisado foi de 2 a 5 de maio – fim de semana do show – comparado com o fim de semana anterior a esse, dos dias 25 a 28 de abril.

Acompanhando o crescimento nas buscas por voos, os preços médios tiveram aumento de 41% para voar nas datas – quando comparado com o final de semana anterior – custando em média R$ 1.186 para voos de ida e volta em classe econômica. Para viagens que acontecem do dia 25 e 28 de abril, final de semana anterior ao show, o preço médio das passagens é de R$ 843.

“A Prefeitura do Rio de Janeiro está prevendo uma movimentação econômica de R$ 600 milhões, número 27% maior do que no show gratuito do ano passado com outra grande artista internacional. O fato de ser estimado um público de 1,6 milhão de pessoas mostra que grandes eventos gratuitos e populares movimentam todo o setor de turismo, gerando um aumento nas buscas por passagens aéreas, hospedagem e experiências locais. Além de proporcionar visibilidade global para a cidade, fortalecendo sua imagem como destino turístico e podendo atrair novos visitantes mesmo após o evento”, comenta Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil.

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