André Ceciliano reunido com animadores culturais
O deputado André Ceciliano (PT), pré-candidato ao Senado, concilia sua agenda de presidente da Alerj com a pré-campanha eleitoral. No início da semana, ele recebeu em seu gabinete animadores culturais, representantes do Sepe e do Fosperj para discutir a regularização da atividade profissional e a manutenção de medidas que asseguram direitos dos servidores aprovadas dentro do Plano de Recuperação Fiscal. O grupo está preocupado com a possível extinção da categoria de animador cultural nos quadros da Secretaria de Estado de Educação.
Convenções definem candidatos
Começou na última quarta-feira o período para as convenções que vão oficializar as candidaturas para presidente da República, senador, governador e deputados federal e estadual. Mas os candidatos definidos não poderão fazer campanha agora, só a partir do dia 16 de agosto. Quem se antecipar poderá pagar multa e até ter seu registro cassado.
Nomes podem ser substituídos até a véspera
Nada é definitivo. As convenções partidárias não são uma garantia. Os partidos têm até a véspera da eleição para substituir os candidatos, caso isso seja necessário. Além disso, candidatos estão com pendências judiciais que precisam ser resolvidas até o início de agosto, caso contrário, estarão fora.
Apenas uma convenção virtual
Entre os 12 pré-candidatos à presidência, apenas Simone Tebet, do MDB, terá convenção virtual, ainda como prevenção à Covid. Todos os demais já agendaram data e local para suas convenções, com a presença dos candidatos e militantes.
Praças como carro-chefe
Com pouco dinheiro em caixa, a maioria dos prefeitos fluminenses adotou a estratégia de limpeza e manutenção de praças para aproximar seus pupilos candidatos com a população. Na Capital, Eduardo Paes criou uma “fábrica de praças” e colocou o efetivo da Comlurb para uma faxina geral nas pracinhas das Zonas Norte e Oeste.