ANP: Empresas estrangeiras podem sugerir áreas para rodadas

A audiência pública sobre o tema só será realizada em 8 de novembro, mas a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deu início nesta terça-feira a consulta pública de 45 dias sobre alteração na resolução (ANP nº 837/2021), que regulamenta a nominação de áreas por pessoas jurídicas da indústria de petróleo e gás natural. Hoje, apenas empresas constituídas sob leis brasileiras podem realizar esse procedimento.

Com o processo de nominação, as empresas podem sugerir áreas de exploração e produção de petróleo e gás de seu interesse, para estudo da ANP, a fim de incluí-las futuramente em uma rodada de licitação ou na Oferta Permanente.

A proposta da ANP é que essa regra seja alterada para incluir a possibilidade de nominação por pessoas jurídicas constituídas sob leis estrangeiras.

Com essa possibilidade, a ANP busca uma maior pluralidade na participação dos atores da indústria de petróleo e gás natural, uma vez que estimulará a sugestão de áreas a serem estudadas pela ANP.

Segundo a ANP, a revisão não altera a necessidade de que, para se inscreverem em rodadas de licitações ou na Oferta Permanente, as empresas sejam constituídas sob leis brasileiras. Ou seja, mesmo que as áreas indicadas por empresas estrangeiras venham compor uma futura rodada, esses agentes precisarão se adaptar a essa norma para se inscreverem no certame.  A minuta de resolução, mais informações e procedimentos para participação estão disponíveis na página da Consulta e Audiência Públicas nº 14/2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Carf: jurisprudência sobre crédito extemporâneo no PIS e Cofins

Apet analisa a jurisprudência ao vivo no dia 22/9, quarta-feira.

Oportunidades e desafios para empresas brasileiras

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, o Escritório Americano de Patentes e Marcas (USPTO) e...

Abertas as inscrições para os exames de Cambridge

Provas serão aplicadas entre novembro e dezembro.

Últimas Notícias

A desigualdade entre os ‘iguais’

Por Rafael Luciano de Mello.

SP: alimentação puxa alta no preço da cesta básica

Segunda prévia do IGP-M variou negativamente em relação à segunda prévia do período anterior, mas avança ante a última divulgação.

Jovem baixa-renda é mais requisitado para voltar a trabalho presencial

Quanto menor a renda familiar, maior o percentual; brasileiros de 18 a 25 anos somam 42% das contratações temporárias no primeiro semestre.

Formbook afetou mais de 5% das organizações

Capaz de capturar credenciais e registrar digitação de teclado, malware figurou em segundo lugar no ranking mensal do país.