ANP lança boletim sobre qualidade de combustíveis

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) lançou nesta quarta-feira o Boletim de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos, publicação periódica que tratará de temas relacionados à qualidade dos combustíveis, biocombustíveis e demais produtos regulados pela Agência, com ênfase no Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis (PMQC).
A nova publicação, com periodicidade semestral, vem substituir os boletins mensais do PMQC. Esses boletins traziam mensalmente os resultados do Programa, função que, desde outubro de 2020, é cumprida também pelo Painel Dinâmico do PMQC. O painel disponibiliza esses dados de forma mais transparente e dinâmica do que os boletins mensais, que, por essa razão, serão descontinuados.
Complementando o painel, que é atualizado em tempo real de acordo com informações inseridas na base de dados do PMQC, o novo Boletim de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos traz análise crítica dos resultados do programa. Além disso, a publicação também inclui os dados do Programa de Monitoramento de Lubrificantes (PML), resoluções publicadas relacionadas à qualidade dos combustíveis e assuntos relativos ao RenovaBio. Contém ainda destaques do semestre anterior e artigos técnicos (nesta primeira edição, sobre biolubrificantes).

PMQC

Criado em 1998, o PMQC acompanha os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil (gasolina C, diesel B e etanol hidratado), com a finalidade de identificar a existência de produtos que não atendem às especificações técnicas determinadas pela ANP. Entre seus principais objetivos, está a identificação de focos de não conformidade, visando orientar e aperfeiçoar a atuação da área de fiscalização do abastecimento da agência.
A cada mês, são coletadas amostras dos produtos, que são analisadas em relação a diversos parâmetros técnicos no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP (CPT, localizado em Brasília) e nos laboratórios credenciados pela Agência em vários Estados. Recentemente, o programa passou por uma reformulação para ampliar ainda mais sua abrangência, e o Novo PMQC encontra-se em fase de projeto piloto.

Randolpho De Souza
Editor de Seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Cade vai analisar condutas unilaterais restritivas à concorrência

OCDE realizou revisão por pares sobre a legislação e a política da concorrência do Brasil em 2019

Estética In Rio traz novos nichos de mercado e oferece 80 workshops

São esperados 20 mil visitantes.

B2B Stack prepara evento que une RH à tecnologia

HR Conference ocorre nos dias 13 e 14 de julho, online e gratuito.

Últimas Notícias

208 ganha motor 1.0 na linha 2023

Equipamento é o mesmo do Fiat Argo.

Mercados caminham para fechar a semana do lado positivo

Bolsas e moedas são destaque, mas o que vale mais a pena ressaltar é a redução no juro futuro nos EUA.

Redução das desigualdades e saneamento

Brasil ainda apresenta 1,6 milhão de residências sem banheiro.

Turquia quer acordo escrito para Finlândia e Suécia na Otan

Até agora, turcos têm sido os únicos membros da Otan que se opõem às propostas dos dois nórdicos.