A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – está lançando esta semana o Painel Dinâmico de Incidentes em Exploração e Produção, que apresenta informações recebidas pela agência e que poderão ser divulgadas via essa ferramenta logo que ocorrem.
“O painel permite a consulta às informações sobre incidentes, com atualização diária. Antes da publicação da nova ferramenta, esses dados só podiam ser acessados em formato de dados abertos, com atualização semestral”, destaca a ANP.
A resolução estabelece o procedimento para a comunicação de incidentes e o envio de relatórios de investigação pelos operadores de contrato de exploração e produção de petróleo e gás natural (E&P) e demais empresas autorizadas a exercer atividades reguladas pela ANP.
As informações do painel são de interesse para as empresas do segmento de E&P (exploração e produção), que contarão com dados mais detalhados sobre os incidentes ocorridos no país e poderão, assim, estimular uma cultura de prevenção nas instalações sob sua responsabilidade. O painel também permitirá a elaboração, pela academia, de estudos mais aprofundados sobre o tema.
Dados disponíveis no Painel Dinâmico:
– Resoluções da ANP relativas a comunicação de incidentes em E&P;
– Tipos de incidentes que devem ser comunicados à ANP: acidentes (eventos com danos ao meio ambiente ou à saúde humana, prejuízos materiais ao patrimônio próprio ou de terceiros ou interrupção das operações da instalação) e quase acidentes (eventos com potencial de dano) nos termos da Resolução ANP nº 822/2022;
– Total de incidentes comunicados anualmente à Agência;
– Detalhamento de dados referentes a incidentes no ambiente marítimo e no terrestre;
·- Alertas de segurança de organismos internacionais divulgados pela ANP.
O painel também apresenta orientações para facilitar a navegação.