30.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Antes e depois

O economista Reinaldo Gonçalves, que participou da elaboração do programa de governo do PT antes da primeira eleição de Lula à Presidência da República, aponta radical mudança de atitude do partido após chegar ao poder: “Sobre privatizações, o único consenso era de que serviços públicos não poderiam ser privatizados para empresas estrangeiras, pois iriam gerar receita em reais e remessas em dólares, fragilizando as contas externas. Hoje, Lula e Dilma mantêm e até ampliam as privatizações, concedendo, inclusive, estradas e aeroportos para a exploração estrangeira”, compara.

Camelô é fácil
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assegura, sobre a repressão aos camelôs, que não pode recuar pois não se pode admitir uma cidade sem ordem. Os moradores da Capital certamente agradeceriam se esta ordem fosse antecedida por segurança. Além de roubos a prédios e caixas eletrônicos, aumentam diariamente o número de assaltos a motoristas presos em engarrafamentos, como dois amigos desta coluna, que tiveram seus relógios roubados por motoqueiros. Para sorte dos primeiros e azar dos segundos, eram “legítimas imitações” de relógios de marca.

Vizinhança
Miami Beach, Sunny Isles, Aventura, Bal Harbour, Brickell e a área de Downtown são as preferidas pelos brasileiros que compram imóveis em Miami. “Desde a crise de 2008, aumentou em mais de 500% o número de brasileiros que nos procura para adquirir um imóvel”, afirma o CEO da BRG International, Matias Alem Almeida. “O preço dos imóveis estão em média 30% a 40% mais baratos em Miami do que no período de 2004 a 2007”, ressalta Matias.

Prevenção
Será realizado no Rio de Janeiro, de 7 a 10 de novembro, o I Congresso Internacional de Segurança Turística. A informação é do professor Bayard Boiteux, que está em El Salvador participando do Congresso Pan-americano das Escolas de Turismo e Hotelaria.

Aumento
A partir de dezembro, fabricantes e importadores de pneus deverão reter o ICMS dos lojistas, no momento da comercialização dos pneus. A substituição tributária, determinada pelo Confaz, que reúne os secretários estaduais de Fazenda, é uma mão na roda para a fiscalização. O que não quer dizer que seja imune a sonegação, nem que seja sempre justa.
A Associação dos Importadores de Produtos Automotivos (Abidipa) afirma que o preço do pneu aumentará 5,5%. Denuncia que o imposto é calculado sob uma “margem fictícia” estabelecida pelo próprio governo. Durante os últimos 26 anos, a tal margem para os pneus de carros de passeio era de 42%. Agora, o recolhimento será sobre 52%. Garante a entidade que “nenhum ramo de atividade trabalha com essa margem de lucro imaginada pelo governo”.
Olhando para os preços no comércio em geral – não só de pneus – esta coluna não duvida de margens superiores a 50%.

Rápido
As micro e pequenas empresas (MPE) e empreendedores individuais (EI) terão tratamento diferenciado para registrar estabelecimentos juntos aos Corpos de Bombeiros. Um grupo de trabalho da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) irá estabelecer os requisitos com o objetivo de diminuir o tempo necessário para se conseguir a licença de funcionamento expedida pelos bombeiros. Espera-se que sem abrir mão da segurança.

Risco Google
A liminar obtida pelo Governo Obama obrigando o Google a repassar informações sobre as contas de e-mail de pessoas que ajudariam o Wikileaks, como publicaram os jornais Wall Street Journal e El Mundo, serve de alerta extra para pessoas e empresas que optaram por usar o Gmail e serviços de mensagens de site equivalentes. Além de mostrar que os arquivos podem estar nas nuvens, mas o acesso a eles continua nas mãos de homens e governos que dominam a Terra. Além disso, a liminar concedida pela administração dos Estados Unidos está protegida por segredo de Justiça, o que impede que alcançados por ela obtenham maiores informações.

Artigo anteriorRebaixadas
Próximo artigoOcupado
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.