Análise empresas: Oxiteno

167

Tem por objetivo a fabricação de óxido de eteno e seus derivados, produtos químicos, sulfatados,  sulfonados e especialidades químicas, além da comercialização, exportação e distribuição de produtos petroquímicos e químicos em geral.
A Oxiteno e suas controladas possuem plantas nos Pólos Petroquímicos de Mauá-SP, Camaçarí-BA e Triunfo-RS e Tremenbé-SP.
No terceiro trimestre deste ano, a quantidade total vendida apresentou queda de 9% em relação ao mesmo período de 1999, tendo como principal razão a diminuição de sua capacidade produtiva, devido à redução da margem de exportação dos glicóis, levando a empresa a realizar trabalhos de manutenção.
As vendas no mercado interno recuaram 15%, em função da redução das vendas de glicóis para o mercado de Poliéster. Os demais segmentos cresceram 80%.
O volume de exportação evoluiu 2% com o remanejamento das vendas dos glicóis do mercado interno para o mercado externo.
A receita líquida alcançou R$ 171.151 mil no terceiro trimestre deste ano (mais 4% em relação ao mesmo período do ano anterior), devido principalmente a elevação do preço médio em reais de 13%.
A receita líquida recuou 1% no mercado interno e cresceu 16% no externo.
O seu principal produto, o eteno, aumentou 64%, enquanto o seu principal insumo, a Nafta, aumentou 98%, acarretando uma redução em sua margem bruta.
No acumulado do ano a quantidade total vendida ficou estável, com queda de 8% no mercado interno e 13% de incremento no mercado externo.
A receita líquida acumulada cresceu 21%, resultado da elevação do preço médio em reais de 21%.
A receita líquida no mercado interno cresceu 12% e 41% no mercado externo.
O Ebitda alcançou R$ 106.030 mil (menos 18% em relação ao mesmo período anterior).
O resultado acumulado deste ano foi um lucro líquido de R% 84.404 mil (mais 19% em relação ao mesmo período de 1999).
A empresa apresenta sólida estrutura patrimonial, com ótima situação financeira e um histórico de bons resultados  operacionais.
O seu segmento de atuação foi extremamente beneficiado pela nova realidade cambial e pelo crescimento econômico do pais, devendo ser o setor mais rentável este ano. Assim como o setor, a Oxiteno deverá apresentar ótimo resultado este ano, sendo boa opção de investimento.

Por Carlos Antonio Magalhães
Diretor da Sirotsky & Associados

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui