Anátema

140

Não se deve apenas a cautela natural imposta pelo cargo, a reticência com que o presidente Lula se referiu ao mensalão do DEM. Com o mensalão petista podendo entrar a qualquer momento na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) e os PSDB paralisado diante do cerco judicial a seu ex-presidente nacional, esse tipo de assunto tornou-se um tabu para os maiores partidos brasileiros. Como se vê, a política econômica não é a única herança maldita herdada do tucanato.

Oportunidade
A inclusão dos sem-banco – 2,7 bilhões de terráqueos excluídos do baile financeiro – será facilitada pela expansão de serviços bancários sem agência, incluindo aqueles por telefone móvel. É nisso que se apega a banca londrina, que divulgou o relatório Cenários para Serviços Bancários sem Agências em 2020, feito pelo CGAP (grupo de microfinanças com sede no Banco Mundial) e pelo Departamento para Desenvolvimento Internacional do Reino Unido.
Os pesquisadores concluíram que na África, na América Latina e na Ásia o número de pessoas que não têm uma conta bancária, mas têm um telefone celular deverá crescer de 1 bilhão, atualmente, para 1,7 bilhão, em 2012. Essas pessoas “conectadas mas sem bancos” representam uma “oportunidade de mercado que os prestadores de serviço não podem perder”, afirmam.

Riscos e riscos
Para o ministro britânico de Comércio e Desenvolvimento, Gareth Thomas, “os pobres são mantidos na pobreza quando eles são financeiramente excluídos. Isso significa que eles não têm lugares seguros para economizar dinheiro, oportunidade de investir em seu futuro e não podem reduzir o risco de suas economias serem perdidas em desastres naturais”. Já o risco de perderem a poupança em desastres financeiros, como o do ano passado…

Simples
Um engenheiro com experiência na área de energia questiona: por que o projeto do pré-sal é tão confuso? Apesar de avaliar a proposta do governo como um grande avanço em relação ao modelo tucano, ele acha que está ocorrendo o mesmo de quando fizeram o reordenamento do setor elétrico, cuja legislação se transformou em um imenso imbróglio – cujos um dos corolários foi o recente apagão. O especialista preferia algo simples e direto: todos blocos ainda não leiloados do pré-sal serão entregues, sem leilão, à Petrobras para exploração e produção de petróleo e gás natural. A empresa repassaria (talvez através de impostos) uma parte do lucro (a ser definida) para o Fundo Social. A estatal só pagaria aos acionistas 25% do lucro depois de retirados os impostos e todas as reservas permitidas por lei.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui